Compartilhe nas Redes Sociais

Atividades Acadêmicas

O TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) é uma atividade obrigatória do Curso de Jornalismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É desenvolvido nas duas últimas etapas do curso. Sua avaliação, ao final da 8ª etapa, é pública e os trabalhos são defendidos perante Banca Examinadora. Os trabalhos podem ser desenvolvidos como monografia ou como peça jornalística (acompanhada de relatório) em modalidades como jornalismo em vídeo, rádio, podcast, jornalismo impresso, online ou comunicação organizacional.

Informações para alunos - como procedimentos para indicação de orientador, calendário e as normas detalhadas no TCC - estão disponíveis no Moodle, na área “Comunicados Secretaria CCL”.

Conforme determinação das Diretrizes Curriculares Nacionais do MEC, o estágio é obrigatório para alunos do curso de Jornalismo. Na UPM, os alunos devem realizar no mínimo 300 horas de estágio, a partir da 5ª etapa do curso.
 

Para baixar os modelos dos documentos de Estágio (Termo de Compromisso de Estágio, Termo de Rescisão, Convênio de Concessão e Relatório de Atividades do Estagiário) clique aqui.

Para informações sobre a comprovação das Horas de Estágio para alunos de 8º semestre, clique aqui.

As Atividades Complementares são componente curricular obrigatório do Curso de Jornalismo da UPM. Durante o curso, devem ser cumpridas 300 horas de Atividades Complementares distribuídas entre as modalidades Acadêmica, Cultural e Científica.

Clique aqui para ler o manual de atividades complementares do curso de Jornalismo.

 

O Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC Mackenzie) se destina a complementar o ensino de graduação, oferecendo aos estudantes a oportunidade de desvendarem como se processa a geração do saber e como o conhecimento científico é adquirido. Esses objetivos são alcançados pela participação do aluno nas atividades práticas e teóricas no ambiente de pesquisa, sob a orientação de um professor-pesquisador. A efetivação e consolidação da boa pesquisa em nossa Universidade é uma questão prioritária de nossa Reitoria, e é apoiada pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie que tem disponibilizado as bolsas de Iniciação Científica para os nossos alunos-pesquisadores.

 

PROGRAMAS INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E INICIAÇÃO TECNOLÓGICA 

 

Dúvidas frequentes