Laboratório da FEMPAR simula sala cirúrgica

Centro possui aparato de alta tecnologia e permite estudantes colocarem em prática técnicas médicas

25.08.202217h20 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Laboratório da FEMPAR simula sala cirúrgica

Deparar-se com uma situação de alta complexidade é uma das formas que futuros médicos podem melhor se preparar para a vivência dentro de um hospital. Foi com esse objetivo que a Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR) criou o Laboratório de Simulação Realística (LSR), um ambiente com diversas salas que recriam com perfeição toda a rotina médica dentro de um centro cirúrgico. 

Fundado há cerca de dois anos, o LSR possui tecnologia de ponta e simula com perfeição as mais diversas situações médicas. O laboratório é formado por diversas salas que apresentam todos os aparelhos existentes em um centro cirúrgico, inclusive com a presença de pacientes-robôs de última geração, que realizam diversas funções de um corpo humano: são capazes de emitir sons, simular sentimentos (choram e exprimem dor, por exemplo) e também são capazes de expelir fluídos.  

“Trata-se de uma metodologia que oferece aos estudantes a possibilidade de realizar, de maneira segura e controlada, uma prática análoga à que realizará no atendimento profissional. Por meio da simulação clínica, o estudante atua em um cenário que simula a realidade, com uma série de elementos que lhe permitirão solucionar uma situação ou caso clínico”, explica a diretora da FEMPAR, Carmen Marcondes Ribas.

O LSR conta com seis espaços que podem ser utilizados simultaneamente por grupos pequenos, de seis a 15 alunos, dependendo da atividade, para que todos tenham a oportunidade de interagir, aplicar seus conhecimentos e desenvolver suas habilidades. De modo habitual, primeiro os alunos praticam o atendimento em cenários simulados (de emergência, urgência ou até eletivos) com manequins e materiais de última tecnologia. Após isso, são direcionados a outra sala para a discussão de todos os atos, casos, falhas e acertos, fechando o raciocínio em cima do que foi proposto pelo professor.

Todas as atividades no LSR são supervisionadas pelo professor responsável pela atividade, que também controla todas as ações da simulação a partir de uma sala de controle. Os demais alunos da turma também podem acompanhar a atividade em uma sala de vidro.  

“O Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) preza pela qualidade absoluta em todas as situações de ensino, desta forma, o LSR demonstra a preocupação da instituição na formação de cada aluno da faculdade, conferindo ao acadêmico a oportunidade de errar na simulação para não errar com o paciente real”, aponta o coordenador do LSR, professor Cássio Zini.