Amamentação coletiva celebra o Agosto Dourado no HUEM

Ação pretende chamar a atenção para a importância da amamentação e da liberdade da mulher poder amamentar o seu bebê quando e onde ela quiser

08.08.202311h17 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Amamentação coletiva celebra o Agosto Dourado no HUEM

Com objetivo de conscientizar a sociedade sobre os benefícios do aleitamento materno, o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) promoveu uma ação de amamentação coletiva, nesta terça-feira, 7 de agosto, para fechar com chave de ouro a Semana Mundial de Incentivo à Amamentação.

A ação, que faz parte do Agosto Dourado, aconteceu no alojamento conjunto e contou com a participação de colaboradoras da instituição, de mães que tiveram seus partos no hospital e de mães de recém-nascidos que estão na UTI neonatal.

A coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH) do HUEM, Ana Lúcia dos Anjos e a equipe da Unidade Materno-Infantil organizaram um espaço onde várias mulheres se reuniram para amamentar ao mesmo tempo.

“A intenção é chamar a atenção da população sobre a importância da amamentação e da liberdade da mulher poder amamentar o seu bebê quando e onde ela quiser”, destaca Ana Lúcia.

O tema escolhido pelo Ministério da Saúde para a edição 2023 do Agosto Dourado é Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham. Entre as metas da campanha está a importância de suporte no local de trabalho como ferramenta para facilitar a amamentação, além de envolver as pessoas e as organizações para melhorar a colaboração e o apoio à amamentação no trabalho.

HUEM sai na frente

O Hospital Mackenzie é amigo da criança e apoia a amamentação, por isso inaugurou em maio de 2023 a Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta.

"É um espaço para acolher toda colaboradora que retorna de licença maternidade. Onde ela pode retirar o leite da mama, armazenar de forma segura e no final da jornada de trabalho levar para casa para alimentar seu bebê ou então doar para o Banco de Leite", explica Ana Lúcia.

O leite doado é pasteurizado e distribuído para os 40 bebês internados na UTI neonatal da instituição. Como o leite da colaboradora Kelen Zinloski, enfermeira da UTI Neonatal. 

“Quando eu voltei da licença maternidade cheguei a pensar em tirar o Arthur do peito, mas contei com o incentivo de colegas de que eu poderia doar. E me apresentaram a Sala de Apoio, onde eu retiro e faço a doação”, conta ela.

O filho Arthur, de oito meses, ficou 15 dias internado na UTI e precisou de leite do BLH. “Foi fundamental para a recuperação dele e agora eu posso retribuir essa benção doando o meu leite para outros bebês que estejam precisando”, afirma.

Quando Kelen falou em incentivo das colegas, estava se referindo principalmente à Debora Yamada, também colaboradora da UTI Neonatal e mãe do Guilherme, de um ano e dois meses.

“Tenho usado a Sala de Apoio, é um facilitador para as mães, um espaço adequado, com privacidade. Quando não há um espaço adequado acaba dificultando para as mães realizarem a esgota do leite”, afirma ela, que leva o leite para casa e também faz doações.

Na ocasião da inauguração da sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta, o diretor geral do HUEM, dr. Tiago Tormen destacou a vontade da instituição de buscar permanentemente condições melhores para os colaboradores e colaboradoras.

“Uma iniciativa que partiu das colaboradoras e veio de encontro ao nosso propósito de alcançar melhorias contínuas, na busca de contemplar a missão do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), que é educar e cuidar”, disse Tormen.

O apoio à amamentação no ambiente de trabalho influencia diretamente de forma positiva a saúde e o bem-estar tanto das mães que trabalham quanto dos bebês.

Agosto Dourado

O mês do Aleitamento Materno no Brasil foi instituído pela Lei nº 13.435/2017 que determina que, no decorrer do mês de agosto, são intensificadas ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

É um alimento natural, completo, de baixo custo. Não é só um alimento, funciona também como remédio para o bebê, pois previne contra doenças e reduz o risco de alergias", destaca Ana Lúcia.

A coordenadora do BLH do HUEM representou a instituição em uma transmissão ao vivo nas redes sociais da Sociedade Brasileira de Pediatria, na noite de terça-feira, 7 de agosto, com o tema Compartilhando experiências exitosas de empresas cidadãs