ExpoMack une ciência e fé para um futuro sustentável

Compartilhe nas Redes Sociais
Feira científica do Colégio Presbiteriano Mackenzie desperta curiosidade em seus alunos

31.10.2025 - EM Eventos

Comunicação - Marketing Mackenzie


No dia 24 de outubro, o Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) São Paulo realizou a ExpoMack, uma feira de ciência voltada para despertar o interesse científico e o senso de corresponsabilidade com o planeta. O evento foi direcionado aos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. 

O objetivo foi desenvolver nos alunos a curiosidade pela ciência e desenvoltura nas apresentações,  a partir do desafio de investigação e criação de projetos que proponham soluções inovadoras para problemas reais com a orientação de seus professores. 

O diretor do CPM São Paulo, Ricardo Cassab, destacou a importância do evento na preparação dos alunos para o futuro, explicando que a curiosidade e o pensamento crítico são muito valorizados e permitem que o estudante compreenda a ciência como uma forma de servir à sociedade. “É prepará-los para serem agentes de um futuro mais justo e sustentável, em coerência com a fé que professamos”, ressaltou. 

Cassab também evidenciou que a proposta pedagógica reforça a compreensão do mundo cientificamente, ao mesmo tempo que honra a Deus e sua criação. Nesta edição da ExpoMack, esse princípio se materializou em projetos que possuem inovação tecnológica, responsabilidade ambiental e compromisso ético. “Mostra que o conhecimento só alcança seu verdadeiro sentido quando está a serviço de um propósito maior: glorificar a Deus e contribuir para um mundo mais justo, solidário e sustentável”, afirmou. 

A professora do CPM, Siomara Felomeno, que leciona na quinta série, destacou como a experiência reforça o aprendizado das crianças e desenvolve suas habilidades sociais. “O desenvolvimento é nítido nas crianças, durante as primeiras apresentações elas estão muito tímidas e falando bem baixo. Com o passar do tempo, elas ficam mais animadas e começam a inovar em suas falas”, explicou.

Durante as apresentações alguns alunos explicaram os seus projetos. Laura, 9 anos, apresentou um trabalho sobre microrganismos, explicando sua importância para o planeta. Ela declarou seu orgulho por ser mackenzista. “Eu me sinto bem com o meu projeto, é como se eu estivesse em uma equipe mackenzista muito grande. É um trabalho que todo mundo se esforçou”, contou.   

Bruno, 11 anos, apresentou um projeto sobre a diferença entre propriedades materiais e ressaltou sua empolgação com a ExpoMack. “Eu estou gostando bastante de ficar apresentando para pessoas que se interessam”, relatou.