Sobre a Capelania

Desde a fundação do Mackenzie em 1870, como fruto da ação missionária e educacional do casal George Whitehil e Mary Annesley Chamberlain, o acolhimento e cuidado espiritual de toda a comunidade mackenzista fazem parte da expressão da confessionalidade cristã reformada, que define a identidade institucional do Mackenzie e de sua Associada Vitalícia, a Igreja Presbiteriana do Brasil.

Alguns pastores, como os Reverendos Modesto P. de Barros Carvalhosa, Erasmo de Carvalho Braga, Jorge César Mota (mencionar todos – conferir com Dr. Marcel, quem foram ou poderíamos historicamente chamar de Capelães, antes da instituição oficial da Capelania) foram Capelães da Escola Americana e do Colégio Protestante, atualmente Colégio Presbiteriano Mackenzie.

A instituição oficial da Capelania se deu em Janeiro de 1975, exercida inicialmente pelo Rev. Odayr Olivetti e, desde então, a Capelania cresceu com o Mackenzie e se estruturou para servir melhor aos alunos e professores na educação básica e universitária e aos colaboradores do Instituto Presbiteriano Mackenzie em todas as suas unidades mantidas, inclusive pacientes e profissionais de saúde nos hospitais Mackenzie.

A Capelania Mackenzie é um serviço de apoio e assistência espiritual, centrado na verdade bíblica devidamente aplicada a cada situação e comprometida com a formação integral do ser humano no resgate dos valores construtivos, transmitindo palavras de orientação e encorajamento às pessoas no dia-a-dia, e principalmente em momentos especiais ou de crises as mais diversas.

A Capelania incentiva a todos, a leitura das Escrituras Sagradas do Antigo e do Novo Testamentos, mesmo respeitando suas opiniões, vinculações espirituais e religiosas, por entender que a Palavra de Deus é regra de fé e de prática para todo ser humano.

Por isso, distribui gratuitamente Bíblias, Novos Testamentos e porções da Palavra de Deus, além de panfletos, livretos e devocionais, buscando compartilhar o conhecimento do Criador, apresentar o Evangelho, reavivando e fortalecer a esperança e a fé no salvador e redentor Jesus Cristo.

Além disso, os Capelães ministram devocionais, baseados na Palavra de Deus, em eventos institucionais, celebrações litúrgicas e visitas domiciliares, além de estarem disponíveis a qualquer tempo, para atender, aconselhamento e orienta a todos que estiverem necessitando de acolhimento e apoio.

Finalmente, as Capelanias incentivam, apoiam e orientam vários grupos de alunos, colaboradores e professores, que organizados, por iniciativa própria ou em parceria com organizações estudantis dedicadas à pastoral educacional e hospitalar, congregam-se na comunidade mackenzista e realizam eventos culturais e projetos sociais com foco confessional cristão reformado, tais como MackVida, Mackenzie Voluntário, Trote Solidário, Dia Nacional de Ação de Graças, entre outros, além de programas na TV Mackenzie.

Assim, ao mesmo tempo em que o Mackenzie e suas Capelanias expressam e defendem o que creem no universo de opiniões plurais do mercado de ideias da sociedade secular, também serve a todos, acolhendo cada um por inteiro, por amor a Deus, que é seu fundamento, e ao próximo, que é a sua razão de existir como instituição confessional.