
02.09.2025 - EM Eventos
No dia 29 de agosto, sexta-feira, o curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) celebrou seus 35 anos com um evento especial, realizado no campus Higienópolis, com uma programação recheada durante todo o dia. A comemoração reuniu autoridades mackenzistas, docentes, alunos, antigos alunos e profissionais convidados, tudo isso tanto presencialmente, no auditório Escola Americana, quanto remotamente, pelo canal da TV Mackenzie no YouTube.
O encontro foi iniciado com uma apresentação musical e logo depois um momento devocional, conduzido pelo chanceler do Mackenzie, Robinson Grangeiro Monteiro, que ressaltou a importância da fé no cuidado com o ser humano. “Desejo que essa reflexão lhe ajude a compreender a sua função e a função do curso dentro da sociedade. O grande propósito é formar profissionais que cuidem da alma, das pessoas, dos grupos sociais. Que essa celebração seja plena de alegria e de motivos de gratidão”, destacou o chanceler.
Em seguida, a coordenadora do curso, Camila Cruz Rodrigues, expressou sua gratidão pela ocasião. “São 35 anos dedicados à formação de profissionais comprometidos com o cuidado, a escuta e a transformação social. Hoje é um dia de celebrar conquistas, de reconhecer desafios superados e de projetar o futuro. Que seja um momento de inspiração na trajetória de cada um de nós”, disse a professora Camila.
O diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Jan Carlo Delorenzi, destacou seu contentamento em celebrar o aniversário do curso de Psicologia, enfatizando a satisfação em acompanhar seu crescimento. “É uma alegria poder ver o curso caminhar e formar profissionais que tem feito a diferença nas pessoas, na sociedade brasileira e em outras partes do mundo”, ressaltou.
Já o pró-reitor de Extensão e Cultura e docente do CCBS, Clerverson Pereira de Almeida, refletiu sobre a qualidade do curso oferecido pela UPM e demonstrou esperança sobre o futuro. “Tenho certeza de que nosso curso de Psicologia está ressoando muito há 35 anos. Meu desejo é que ao não nos tornarmos irrelevantes, nós continuemos a ressoar, impactando muitas vidas”, disse.
A programação teve início com a conferência de abertura “Diferentes contextos de atuação do psicólogo na saúde”, moderada pela docente Sandra Ribeiro de Almeida. A mesa contou com três convidadas especiais: a psicóloga do Hospital Israelita Albert Einstein, Ana Cristina Procópio Aguiar; a psicóloga do Hospital das Clínicas – USP, Débora Yumi Kamikawa; e a especialista em saúde mental e políticas públicas, Marianne Silva de Luna.
As palestrantes compartilharam experiências sobre os desafios e as possibilidades da psicologia aplicada ao cuidado na área da saúde, trazendo reflexões tanto sobre as práticas hospitalares quanto sobre os diferentes caminhos que a profissão pode seguir.
Débora Yumi explicou sobre a importância de psicólogos em áreas hospitalares e como tem crescido o reconhecimento dos profissionais nesse ramo. “Principalmente após a pandemia ficou mais evidente a importância e a necessidade da presença de um psicólogo dentro das equipes da saúde”, explicou.
De acordo com ela, agora as equipes dos hospitais entendem qual é o papel do psicólogo, diferente de antigamente, pois “ouvem muito mais nossas contribuições e isso é muito rico. Posso dizer que o campo hospitalar é um ambiente muito fértil e com muitas possibilidades. Para quem tem interesse nessa área é legal pensar que, para além do atendimento ao paciente e familiares, temos muito a contribuir dentro desse contexto”.
Além disso, as convidadas comentaram sobre o início de suas trajetórias, destacando escolhas e aprendizados que marcaram suas formações. Marianne Silva contou que a carreira muitas vezes é construída de forma inesperada, mas sempre guiada pela dedicação e aprendizado contínuo.
“Vocês que estão chegando agora, nada do que sabem hoje talvez seja o que saibam no dia da formatura. Aproveitem todas as oportunidades que o Mackenzie tem a oferecer, seja iniciação, grupo de estudos, estágios, mas aproveitem ao máximo tudo o que puderem”, aconselhou Marianne.
Já Ana Cristina Procópio reforçou a importância do conhecimento. “Nossa formação não termina quando a gente se forma, ela vai com a gente pela vida toda. A construção da nossa identidade está em constante transformação e a gente vai mudar várias vezes. E é bom que isso aconteça”, afirmou.
Na sequência, foi realizada a palestra “Psicologia do Esporte: trajetórias que inspiram – da formação acadêmica à atuação profissional”, moderada pelo professor Fabiano Fonseca. O encontro contou com a participação do especialista em psicologia do esporte, Marcelo Villela, e a psicóloga e atleta profissional de esgrima, Karina Zettermann.
A programação ainda contou com uma homenagem aos docentes que já passaram pela coordenação do curso durante esses anos; um sarau com apresentação artística dos estudantes; o painel “Acessibilidade e inclusão na psicologia: formação e trajetória profissional”; e o painel “Mídias digitais e formas de subjetivação, reflexões e práticas no campo da psicologia”.
A comemoração contou com a presença do pró-reitor de Controle Acadêmico, Luiz Guilherme Pennacchi Dellore, que estava como reitor em exercício; do pró-reitor de Graduação, Marcos Nepomuceno Duarte; da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira; além de docentes da Instituição.











