Para nós, o diretor ou a diretora de uma escola é muito importante na consolidação de uma visão educacional cristã. A Diretoria não pode ser associada somente a um lugar para o qual alguns alunos são encaminhados para levar bronca.
Diretores atuam dentro e fora da escola. São uma referência psicopedagógica, administrativa e política. Um exemplo para os alunos, professores, pais. Um modelo de como a escola confessional cristã deve enxergar o mundo e refletir esse aprendizado.
São os diretores que estabelecem as raízes filosóficas e as raízes cristãs e, articulam as ramificações de cada trabalho escolar. Para isso, escolhem o Modelo Pedagógico, a Missão e Visão que vão embasar a Proposta Educacional da escola.
A direção orquestra o todo escolar, alinhados à cosmovisão cristã, atentando para o cumprimento dos objetivos, como garantir a alfabetização, formando alunos proficientes em escrita e leitura, além de capacitá-los na aquisição e retenção dos conhecimentos escolares. Que aprenda a relacionar-se com Deus, com o próximo e com o mundo. Para cada um desses objetivos, os diretores adotam, com suas equipes, diferentes métodos.
Segundo a visão dos Sistemas de Ensino Mackenzie as pessoas devem entender a vida em sua complexidade e totalidade: o sol certamente vai nascer amanhã? Como ter certeza disso? Por que o corpo adoece? Por que ele é curado? Por que as pessoas mentem? Por que falam a verdade?
Nós acreditamos que cada uma dessas perguntas, e de tantas outras, têm uma única resposta. E buscar essa única resposta é a razão de ensinarmos e aprendermos. O eixo que unifica o conhecimento é a crença na criação de um universo com significado por obra de Deus. Assim, nossa proposta educacional compreende que todo ser humano necessita conhecer a verdade de Deus e fundamenta-se na filosofia da fé cristã, nos princípios e valores bíblicos e na visão dos Reformadores dos século XVI, que norteiam o sentido da existência.
Essa busca da verdade de Deus pressupõe uma visão não materialista do mundo. Portanto, não acreditamos que o ser humano construa o conhecimento, mas sim, que ele adquire conhecimento e constrói entendimento.
Não somos, portanto, nem sócio-interacionistas, nem construtivistas. Nosso Modelo Pedagógico é o cognitivo-interacionista.
Com essa filosofia e essa Teoria, juntamente com esse Modelo Pedagógico temos nossa Proposta Educacional: propiciar ao aluno o desenvolvimento de sua capacidade de aprender e buscar a Verdade com valores e princípios, agir em relação ao próximo e ao mundo, orientado pelo conhecimento acadêmico, tendo por base uma visão teísta de mundo.
Nas palavras de dois autores cristãos entendemos que :
“A educação cristã ... Consiste em ensinar tudo, de Ciências e Matemática a Literatura e Artes, dentro da estrutura de uma visão de mundo bíblica e integrada. Significa ensinar os estudantes a relacionarem todas as disciplinas acadêmicas à verdade de Deus e sua autorrevelação nas Escrituras, enquanto detectam e criticam as afirmativas da visão de mundo não bíblica.”
Colson& Piercey, E Agora Como Viveremos?
O Sistema Mackenzie de Ensino, em sua estruturação institucional e legal, é responsável por:
• produzir materiais didáticos e recursos pedagógicos alinhados com a cosmovisão cristã e que realizem editorialmente a proposta pedagógica dos Sistemas;
• oferecer às escolas parceiras treinamento de equipes docentes e assessoria pedagógica em nossa Proposta Educacional.
É importante ressaltar que não nos compete, em nossa atual estruturação institucional ou legal, gerir ou determinar nenhum aspecto da vida institucional da escola.
Na alfabetização, utilizamos o Método Fônico e noções da neurociência, pauta de estudos acadêmicos recentes e de comprovada eficiência. Para conhecer mais de nossa metodologia de alfabetização,clique aqui.
Atualmente, nossos materiais didáticos são cuidadosamente redigidos e acompanhados por uma equipe de aproximadamente 60 profissionais, especializados, e formados em nossa visão pedagógica. Compromissados com essa visão cristã de mundo, temos realizado um trabalho de grande fôlego para trazer os especialistas de cada disciplina e segmento que escrevem e revisam o material para pensar as matérias em conformidade com os documentos oficiais (LDBEN, PCN e BNCC), e em coerência com a proposta educacional do SME.
Para os Sistemas de Ensino Mackenzie, essa é uma questão de suma importância, porque somos sistemas na visão educacional, e no alinhamento de práticas pedagógicas. Os livros são a realização de nosso modelo pedagógico para leitura e estudo do aluno, considerando os componentes escolares determinados por lei para cada idade e segmento. O que significa que é o professor, alinhado aos coordenadores e ao diretor, quem planeja as sequências didáticas. Não somos portanto um sistema apostilado.
Entendemos a importância das diferentes mídias no processo de ensino-aprendizagem, e temos trabalhado pelo desenvolvimento de um portal que contenha, cada vez mais, recursos para aumentar a acessibilidade dos alunos e professores aos objetos do conhecimento e à cosmovisão cristã, além de um importante recurso de regionalização do material, já que cada escola e estudante poderá escolher aquilo que melhor atende sua necessidade. No portal também temos um programa de Avaliação Diagnóstica e Simulados de Enem e Vestibular.
Para os pais, também disponibilizamos material no portal que os ajude a pensar assuntos relacionados à educação de seus filhos.
Para a comunidade escolar de maneira geral, temos as revistas dos Sistemas, informativos mensais enviados por e-mail e Facebook com assuntos pedagógicos.