Imagem de um desenho de uma lâmpada, com pequenos desenhos ao redor e com plano de fundo azul.
Eventos

XV Semana de Preparação Pedagógica

Evento reúne professores da Universidade em atividades programadas

10.01.201916h14 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

XV Semana de Preparação Pedagógica

A XV edição da Semana de Preparação Pedagógica (SPP) acontecerá em duas unidades da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM): de 29 de janeiro a 01 de fevereiro no campus Campinas, e do dia 28 de janeiro a 01 de fevereiro no campus Higienópolis para os docentes da respectiva unidade e de Alphaville.

Com o tema O Protagonismo Estudantil e a Inovação: Eixos Articuladores da Concepção de Universidade, o evento reunirá os professores da UPM em minicursos, oficinas, relatos de experiências e simpósios com os seguintes assuntos: Avaliação; Educação e Confessionalidade; Educação Empreendedora e Inovação; Ensino, Pesquisa e Extensão; Inclusão; Interdisciplinaridade; Novas Metodologias e Tecnologia e Educação.

De acordo com Marili Moreira da Silva Vieira, pró-reitora de Graduação e Assuntos Acadêmicos da UPM, a importância da Semana está na formação de professores no Ensino Superior, “que é uma necessidade de primeira grandeza, pois não têm, em sua maioria, formação específica para essa atividade. São profissionais dentro de suas áreas de saber, muitas vezes voltados para pesquisa, com interesse em passar seus conhecimentos para novas gerações”, afirma.

Ela acrescenta que a técnica e o saber docente precisam ser aprendidos e aperfeiçoados constantemente. “Esses modelos precisam ser fundamentados e refletidos nas teorias e técnicas pedagógicas. Essa é uma das funções da SPP”, completa.

Dentre as atividades programadas, estão confirmadas a mesa temática de Educação e Tecnologias: Possibilidades de Ensinar e Aprender com Intencionalidade Pedagógica, com o professor Gabriel Kaplún, da Universidade de la Republica, Uruguai, que ocorrerá o dia 30 de janeiro. Em 31 de janeiro, com apresentação do professor Geraldo Nunes Sobrinho, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e mediação do reitor da UPM, Benedito Guimarães Aguiar Neto, será debatido o tema O retrato da Pós Graduação Brasileira.

Já em 01 de fevereiro, as discussões giram em torno do eixo A Dignidade da Pessoa Humana e o Exercício da Cidadania, com o reverendo Davi Charles Gomes, chanceler do Mackenzie; e os professores Ivan Claudio Pereira Siqueira, da USP, e Edilson Vitorelli Diniz Lima, do Centro de Ciência de Tecnologia da UPM, com mediação do reverendo Milton Ribeiro.

Na mesma data, A Curricularização da Extensão no Ensino Superior: A formação dos Estudantes para a Transformação da Sociedade, será discutida pelos professores Daniel Pansarelli, da UFABC; Gilberto Gonçalves Garcia, da USF; e Sonia Mendes, da UNIGRANRIO; com mediação do pró-reitor da UPM de Extensão e Educação Continuada, Jorge Alexandre Onoda Pessanha.

Confira a programação completa aqui.

Sobre a Semana de Preparação Pedagógica

A SPP é um evento semestral que reúne os professores da UPM em uma série de atividades de atualização e capacitação. Os docentes têm a oportunidade de participar de simpósios temáticos, oficinas, minicursos, além de poder compartilhar experiências entre seus pares, dentro e fora de suas áreas de atuação, já que a SPP integra professores de diversos cursos da UPM, favorecendo programas e projetos interdisciplinares.

O evento teve início em julho de 2011 com uma conferência e algumas oficinas oferecidas, consolidando-se a cada semestre. Como reforça Marili, “será um dos grandes legados que a gestão de Aguiar Neto deixará na UPM por meio de nossa Pró-Reitora e da Coordenação de Apoio Pedagógico”.