Na noite do dia 22 de abril foi realizada a abertura do X Encontro de Engenharia de Materiais, que tem como tema central “Engenharia De Materiais e os Nanomateriais”. O evento, que aconteceu até 24 de abril, já é tradicional no curso de Engenharia de Materiais da Universidade Presbiteriana Mackenzie, que completou 23 anos em 2015.
A palestra de abertura foi ministrada por Timothy J. Rupert , da University of California, que falou sobre metais Nanocristalinos, materiais similares aos metais que vemos em nosso dia a dia. “A estrutura interna desses metais é muito pequena, eles são bem resistentes, mas o ponto principal da pesquisa são nossos esforços em tentar fazer com que esses materiais mantenham a resistência e sejam mais maleáveis, para que os utilizemos como o material de construção do futuro”, explicou o palestrante.
De acordo com a diretora da Escola de Engenharia, Leila Figueiredo de Miranda, o tema do encontro foi escolhido justamente por apresentar um enorme potencial de aplicação nas mais diversas áreas. “O evento é voltado para o aprendizado complementar ao da sala de aula, fundamental para a formação de profissionais conscientes da importância de seu trabalho para a sociedade”. Segundo ela, o encontro mobilizou cerca de 300 alunos, 60 professores, a coordenação do curso, além de um grande número de palestrantes e entidades associativas, órgãos públicos e outras universidades
Durante os três dias, houve palestras técnicas de convidados da academia e da indústria como Bruno Sarmento (Universidade do Porto), Daniel Souza Corrêa (EMBRAPA), Jonas Gruber (Instituto de Química, USP); além disso, paralelamente aconteceu VII Mostra de Trabalhos Científicos em Engenharia de Materiais - Graduação e Pós-Graduação, com a apresentação de pesquisas realizadas na universidade.
O encontro foi gratuito e patrocinado pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), Conselho Regional de Química – 4ª região, Carborundum abrasivos, MACKPESQUISA e Universidade Presbiteriana Mackenzie. Também houve apoio da Associação Brasileira do Alumínio-ABAL, Associação Brasileira de Cerâmica, Associação Brasileira de Polímeros, Instituto de Engenharia, Universidade do Porto, Embrapa, Instituto de Química da USP e University of California, Irvine.
