“O canto coletivo faz a gente se sentir muito bem. Isso é científico. Os corações acabam batendo na mesma pulsação quando cantamos em conjunto”, diz a regente Cláudia Soccio Mussi, responsável pelo Coral Jovem Cênico, grupo musical do Mackenzie. Todo semestre os alunos da universidade podem se inscrever para o curso gratuito no site da Coordenadoria de Artes Cênicas e Musicais (CAM).
Durante a aula, a primeira parte é o aquecimento. Quem coordena é a preparadora vocal Silvana Neres. Logo depois a parte do repertório fica com a Cláudia, momento em que as músicas são ensaiadas e os alunos aprendem suas dinâmicas. Por fim, o professor de teatro, Zédú Neves, trabalha as cenas. Ele monta uma coreografia que converse com a música em questão. Tudo isso é acompanhado pela pianista Luciana Manhãs.
A parte cênica do coral não chega a ser uma dança, explica Zédú. “Temos um conjunto de músicas e tentamos dar uma linearidade a ele, um assunto em comum, e em cada música tentamos coreografias e cenas específicas para dar uma visão”. Os coralistas não são bailarinos, portanto há limites na hora dos passos. “Como o coral é mais contemporâneo, fica mais fácil porque eu consigo ter um gestual mais tranquilo, sem muita pressão clássica sobre a coreografia”.
As vagas são limitadas, então é preciso estar atento todos os semestres. Para ingressar no Coral Jovem Cênico, além de estar fazendo graduação na universidade e ter entre 18 a 30 anos, há outros requisitos. “Nós fazemos uma avaliação vocal”, explica Cláudia. “Como o grupo faz apresentações fora e tem um repertório mais pesado não dá para uma pessoa com muitos problemas vocais participar do grupo”, lamenta. A avaliação é uma aula em conjunto que seleciona mais criteriosamente quem irá participar do grupo. Depois, há também o teste individual. “O aluno precisa ter afinação, noções de ritmo, mas não precisa ter experiência”, esclarece a regente. “Se souber ler partitura, ter alguma noção, já ter estudado, melhor. Mas não é uma exigência”.
O coralista Eduardo Rodrigues é calouro de psicologia e, mesmo antes de entrar no Mackenzie, já ouvia falar dos cursos artísticos do Mackenzie. “Eu estou no meu primeiro ano, mas já me identifico muito com as pessoas aqui dentro e com o trabalho que eles fazem”, conta. “É um trabalho de muita valorização da música brasileira, um repertório muito vasto”.
Entre as músicas ensaiadas estão Marisa Monte, The Beatles e até mesmo o musical da Disney A Bela e a Fera. Ao contrário de outros corais da instituição o grupo costuma cantar músicas mais populares. O clima entre eles é de companheirismo e amor pela arte.
Os interessados precisam esperar as inscrições do próximo semestre. Mais informações podem ser encontradas no site da Coordenadoria de Artes Cênicas e Musicais. Contato: e-mail cam@mackenzie.br e telefone 2114-8746.
