Cultura

Tradicional Cantata “Um Grito de Paz” abre comemorações natalinas em Campinas

Neste ano, devido à pandemia, evento foi realizado em formato diferenciado, com transmissão virtual

27.11.202017h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Tradicional Cantata “Um Grito de Paz” abre comemorações natalinas em Campinas

Com canções que relembram o verdadeiro sentido do Natal, em uma transmissão on-line que ultrapassou as barreiras da cidade onde é tradicionalmente realizada, na noite de 24 de novembro, às 20h, foi transmitida pelo YouTube da TV Mackenzie a famosa cantata Natal, Um Grito de Paz, do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Campinas. Com apoio da Prefeitura e Secretaria de Cultura de Campinas, o espetáculo teve sua oitava edição realizada em novo formato que deu início às comemorações do Natal de 2020 da cidade.

Ao contrário dos outros anos, quando houve apresentação ao ar livre, reunindo grande público na Av. Brasil para assistir à Cantata com Coral de mais de 250 vozes, este ano o evento ocorreu em forma de Live. Organizadores e poucos convidados estiveram presentes no auditório do Mackenzie, de onde comandaram a transmissão que trouxe músicas inéditas, vídeos dos melhores trechos das edições anteriores e vídeo mosaico composto por 100 coralistas com o objetivo de transmitir muito amor e arte.

O maestro Parcival Módolo, coordenador de Arte e Cultura da UPM, conduziu a transmissão. “Neste ano, este evento é um pouco menor por um lado, pois não estamos reunidos presencialmente em frente ao prédio do Mackenzie, em Campinas. No entanto, temos a oportunidade de um alcance muito maior em várias cidades e estados, por meio da internet”, ressaltou.

A mesa composta no auditório do Mackenzie contou com a presença de José Inácio Ramos, presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM); Marco Tullio de Castro Vasconcelos, reitor da UPM; reverendo Alexandre Antunes Pereira Santos, capelão universitário do CCT, representando também o reverendo Marcelo Coelho, um dos idealizadores do evento; regente Laura Aimbiré, também responsável pela coordenação geral do evento; e a primeira-dama de Campinas, Sandra Ciocci Ferreira, representando a Prefeitura da cidade.

Outras autoridades do IPM presentes: André Ribeiro, diretor de Estratégia e Negócios; Ciro Aimbiré, diretor de Educação; e José Paulo Fernandes, diretor de Finanças e Suprimentos. Além deles, estiveram presencialmente na transmissão: regentes Danilo Demori, Carlinhos Santos, Suzana Cabral, Wanilton Mafuz e Hélio Camargo.

O verdadeiro sentido do Natal

Como destaca o presidente do IPM, as apresentações da noite foram pensadas para trazer sentimentos de amor e paz ao coração das pessoas, relembrando o motivo maior pelo qual se celebra o Natal.

“Em um ano diferente, em que muita coisa mudou, promovemos um arranjo diferente para esse tradicional Grito de Paz em tempos de pandemia. Sem dúvida, ficará marcado na história do Mackenzie e de Campinas. O Mackenzie deve sempre fazer a diferença na vida das pessoas nos locais em que atua, seja na forma da educação, da saúde ou da cultura, como estamos fazendo nessa noite para glorificar e lembrar a vinda de nosso senhor Jesus Cristo, o único e suficiente salvador”, pontua Ramos.

O reitor da UPM lembrou que este é um evento que conta com o esforço e colaboração de muitos musicistas e cantores. “Com um agradecimento especial aos nossos regentes Laura Aimbiré e Parcival Módolo. Desejo uma noite com muita bênção a cada um de nós”.

A maestrina Laura afirmou que o evento é imprescindível, em especial em um ano como este, repleto de incertezas e lutas por conta da pandemia. “Mais que nunca, precisamos celebrar o Natal, o nascimento de Jesus, nosso Príncipe da Paz, que veio habitar conosco. Assim, não poderíamos deixar de trazer o nosso querido evento Natal, Um Grito de Paz!”, disse.

Mensagens e surpresas

Além das apresentações citadas das músicas e corais, foram transmitidas mensagens gravadas de Ney Carrasco, secretário de Cultura de Campinas; Anaor Silva, diretor do CCT; dos regentes Carlinhos Santos, Suzana Cabral e Wanilton Mahfuz; Luciana Vieira, maestrina do Coral Primavera; Rute Reis, do Coral da Igreja Presbiteriana de Campinas; e de pessoas dos diversos corais que participam do evento.

Ao final da transmissão, o presidente do IPM ainda convocou os presentes para uma surpresa: os regentes e autoridades mackenzistas improvisaram uma linda canção em coro, com acompanhamento instrumental de Demori, sob regência de Módolo.

Confira o vídeo completo da Cantata abaixo: