Pensando em expandir a educação de qualidade na Baixada Fluminense, o Mackenzie Rio inaugurou a Sede do Núcleo de Educação Continuada na cidade de Nilópolis. Em parceria com o Instituto Presbiteriano de Ensino (IPE), o Núcleo terá como foco os cursos de pós-graduação e extensão.
A demanda surgiu do grande número de alunos que buscavam uma Instituição de qualidade para especialização na região. A Baixada Fluminense é composta por 12 Municípios e cerca de três milhões e meio de habitantes. Segundo o vice-presidente do Conselho da Primeira Igreja Presbiteriana de Nilópolis, Damião Rodrigues Marmeleiro, a ação poderá trazer não só benefício educacional e profissional, mas também socioeconômico para a população : “Assim como o protagonismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie iniciou-se em 1952 quando o Brasil contava com menos de duas dezenas de universidades, desejamos e acreditamos que a UPM será protagonista na história acadêmica da Baixada Fluminense a partir de 2016, com seus cursos de pós-graduação e suas estratégias pedagógicas inovadoras e da sua ostensiva prática de inclusão social, étnica e política.”
A acessibilidade será um dos pontos a ser levado em consideração na instalação do Núcleo de Educação Continuada. Segundo o reverendo Walcyr José de Paiva Gonçalves, presidente do Sínodo Duque de Caxias, esse é um passo importante para facilitar e democratizar o acesso à especialização: “O diretor acadêmico do Mackenzie Rio, reverendo Wladymir Brito, quando discursou na cerimônia de efetivação da parceria entre a Faculdade Moraes Jr. e a UPM, ressaltou a importância da parceria e seu enorme potencial de crescimento e desenvolvimento, citando que ali se dava o primeiro passo de ‘quem sabe uma futura extensão dos cursos de graduação’. É o que vemos aqui, o início de um longo caminho na busca pela excelência no ensino”, comemorou o reverendo Walcyr.
O reverendo Roberto Brasileiro, presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, expos sua alegria entre todos os presentes, felicitando a chegada do Mackenzie na Baixada, dizendo que “acredita na força da Baixada e das Igrejas da Baixada, bem como seus membros, oficiais e pastores que com certeza serão os grandes divulgadores e colaboradores desse importantíssimo empreendimento”.
A previsão de início das aulas é em 2016. Para saber mais sobre a Instituição, seus cursos e sua tradição, acesse o site.
Autoridades presentes: reverendo Roberto Brasileiro, doutor Hesio César de Souza Maciel, doutor Eli de Freitas, reverendo Wladymir Brito, doutor Newton Augusto Cardoso de Oliveira, reverendo Vanderlei Nascimento, reverendo Sandro Moreira de Matos, presbítero Delcimar Carvalho dos Santos, reverendo Ricardo Luiz de Moraes, reverendo Denis Baffa e Barbara Fernandes, diretora do Instituto Presbiteriano de Ensino.

