Salão Internacional de Humor no Mackenzie

27.02.201519h30 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Salão Internacional de Humor no Mackenzie

O Mackenzie assinou um termo de Convênio de Cooperação Cultural e Científica com a Prefeitura do Município de Piracicaba para promover a difusão e o intercâmbio cultural e científico do Humor Gráfico, sediando o Salão Internacional de Humor, evento que terá início no dia 23 de agosto.

 

Representantes da Prefeitura de Piracicaba estiveram presentes à solenidade, que aconteceu no Centro Histórico Mackenzie e reuniu, além de autoridades da Instituição, membros do grupo do Humor Gráfico, criado há 42 anos, por alunos do Mackenzie da época, como Fernando Coelho, Gualberto Costa, entre outros.

 

Todos os anos, a cidade de Piracicaba sedia o Salão Internacional de Humor, que reúne trabalhos de todo o mundo. Por ano, são cerca de 4 mil trabalhos enviados por cerca de 60 países em cinco categorias: caricatura, cartum, charge, tiras/HQ e desenhos temáticos do Prêmio. “Existe um processo de júri de seleção, com profissionais, jornalistas, cartunistas convidados, em torno de sete pessoas, que passam dois dias avaliando esses trabalhos.  Destes, em torno de 10% são escolhidos e ficam expostos até que os primeiros de cada uma das cinco categorias são premiados”, explicou Valéria Vergal, coordenadora do Salão. “Os cinco ganhadores recebem 5 mil reais e o grande prêmio, dado ao vencedor, recebe mais 10 mil reais. ”

 

O sucesso do Salão já produz frutos. A prefeitura de Piracicaba incentiva alunos da rede municipal e particular a participarem do evento, com trabalhos executados pelos estudantes. “Tudo o que foi feito nestes 40 anos de Salão de Humor é importante, mas a gente vê com um olhar mais apurado as ações relacionadas ao Salãozinho de Humor, que está indo para sua 12ª edição”, enfatiza a secretaria de cultura da cidade de Piracicaba, Rosângela Rizzolo Camolese.

 

O Mackenzie tem no seu DNA o incentivo à cultura e esse projeto vem ao encontro dessa prática. O reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Benedito Guimarães Aguiar Neto, e o presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie, Maurício Melo de Meneses, ressaltaram a alegria ao saberem que o embrião desse projeto aconteceu aqui na Instituição. “Vamos coroar esse evento, produzindo um livro que contará a história de como surgiu essa ideia e mostrará como os anos de chumbo da década de 70 contribuíram para a criatividade dos cartunistas”, explicou o reitor. 

 

Para o prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato dos Santos, essa prática deve ser incentivada, visando o desenvolvimento material, econômico e da sociedade no sentido mais cidadão. “A cultura permite um olhar diferente à sociedade em relação a mesmice do consumo. Eu dou muito valor a isso. Temos mantido os recursos para as secretarias e ampliando, dentro do possível, os eventos que estavam fora do nosso calendário, sempre com o intuito de oferecer cultura a todos”, finalizou.

 

 

Na foto, a partir da esq., Gabriel Ferrato, Benedito Aguiar e Maurício Meneses.