Tabuleiro de xadrez, onde a rainha está em pé e o rei caído.

Resumo Esporte Mack

Atletas mackenzistas avançam nos JUBs

08.06.201817h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Resumo Esporte Mack

Atualizado em: 08/08/2018

Os mackenzistas das equipes de xadrez, tênis e badminton avançam nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2018. Neste dia 08 de junho, os atletas enfrentam fortes adversários para disputarem as finais no sábado, 09 de junho. As competições acontecem na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo.

Além da importância dos próprios jogos, os JUBs, nas modalidades tênis, tênis de mesa e tênis de mesa paradesportivo, também são seletivas para a competição internacional do Pan-Americano Universitário – o FISU America Games, que será realizado em São Paulo, de 19 a 29 de julho. Para o xadrez, os jogos funcionam como seletiva para o World University Chess Championship (WUC Chess), que será sediado no Brasil, entre 12 e 18 de setembro, em Aracaju (SE).

Xadrez

No xadrez, a equipe do Mackenzie campeã da Série Ouro do Campeonato Paulista Universitário 2018 busca o novo título. Julia Alboredo, atual campeã brasileira universitária e membro da Equipe Olímpica Brasileira, segue na briga como primeira colocada e enfrenta hoje (08/06) a atleta que está na segunda colocação. No xadrez masculino, a equipe do Mackenzie busca classificação com jogos a ocorrerem com nossos atletas: Diogo Ramos da Costa Arrebola; Gabriel Lukiantchuki de Melo Oliveira; e Alexandre Tartilas Canelas Kassab.

Badminton

Na modalidade badminton, Mateus Carrijo Cutti já teve duas vitórias e hoje disputa as oitavas de final e sua classificação para a semifinal. A partida acontece no Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho (SESPORT), Ginásio Paulo Valiate Pimenta – Quadra 2.

Tênis e tênis de mesa

No Tênis, a equipe composta pelos jogadores Leonardo Carneiro Monteiro de Castro e Matheus Figueira Veltri venceram nos jogos simples e em duplas. Em 08 de junho eles têm disputas em ambas as modalidades.

Erick Jooji Yamaguti e Gustavo Minami Ushisima, destaques no Campeonato Paulista Universitário 2018 (Séries Ouro e Diamante), venceram suas disputas no tênis de mesa e seguem na competição em busca de classificação.

Mackenzie no Esporte

O esporte sempre fez parte da história do Mackenzie. A primeira partida de basquete do Brasil foi nossa! Quem começou tudo isso foi o professor Augustus Shaw, que em 1893 trouxe ao Brasil a bola e as regras do novo jogo! Foi ainda naquele ano que a primeira equipe de basquete da América do Sul foi formada, o Mackenzie College.

Essa e muitas outras histórias estão no DNA mackenzista. Hoje, nomes consagrados como Daniel Dias e Oscar Schmidt nos remetem ao esporte do Mackenzie, mas a instituição atua em muitas modalidades. Confira abaixo uma breve atualização do que está rolando com nossos atletas neste ano.

Xadrez com engajamento

A mackenzista Julia Alboredo já tem seu nome gravado na história do xadrez: a atleta é a atual campeã Universitária Brasileira, membro da  equipe olímpica do país e responsável pelo Projeto Damas em Ação – Rumo à Maestria, que incentiva as mulheres a praticarem o esporte, elevar o nível do xadrez feminino no cenário nacional e aumentar a visibilidade do jogo!

E agora, a atleta, estudante do Curso de Química da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), foi convocada pela Confederação Brasileira de Xadrez para disputar a Olimpíada de Xadrez 2018. A competição será realizada em Batumi, Geórgia (na Europa Oriental) de 23 de setembro a 07 de outubro.

Fique de olho nas nossas redes sociais e portal, porque vamos publicar uma conversa com a atleta!

Jogos universitários: Raquetes e xadrez

A Seleção Mackenzie embarcou para a cidade de Vitória (ES) para participar dos Jogos Universitários Brasileiros 2018 – Raquetes e Xadrez. O campeonato, organizado pela Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU), acontece até o dia 10 de junho.

Nessa edição teremos competições de Badminton - com a primeira participação do Mackenzie na modalidade em Jogos Universitários -, Tênis, Tênis De Mesa, Tênis De Mesa Paradesportivo e Xadrez.

A delegação será acompanhada pelo Analista Esportivo da UPM, Alexandre Slowetzky Amaro, e pela Coordenadora de Esportes, prof. Susana Mesquita Barbosa, ambos da Pró-Reitoria de Extensão e Educação Continuada da UPM.

Conheça os alunos que vão representar o Mackenzie no campeonato

Tênis: Leonardo Carneiro Monteiro De Castro, Matheus Figueira Veltri, ambos do Curso de Administração

Tênis de mesa: Erick Jooji Yamaguti, do Curso de Engenharia de Produção; e Gustavo Minami Ushisima, do Curso de Administração

Xadrez: Alexandre Tartilas Canelas Kassab, do Curso de Ciências Econômicas; Diogo Ramos da Costa Arrebola e Gabriel Lukiantchuki de Melo Oliveira, ambos do Curso de Engenharia Civil; e Julia Alboredo, estudante do Curso de Química.

Badminton: Mateus Carrijo Cutti, do Curso de Direito.

Leia também:Daniel Dias quebra próprio recorde

Brasília se destaca em competições esportivas

Campeonato de Fifa 2018