Na tarde desta quinta-feira, 25 de junho, aconteceu o encerramento oficial do projeto Bíblia Manuscrita e, para marcar a data, o chanceler da Universidade Presbiteriano Mackenzie (UPM), reverendo Davi Charles Gomes, transcreveu o último versículo do livro de Apocalipse: “A graça do Senhor Jesus seja com todos”.
O trecho redigido pelo chanceler é uma benção final que encerra as sagradas escrituras. Para ele o sentimento foi bem maior do que o esperado. “Eu confesso que não esperava sentir a emoção que senti naquele momento. O senso de conclusão de todo um trabalho bonito unido a um sentimento mais especial: ao registrar o versículo eu fiquei pensando que é o tipo de benção que nós damos sabendo que a história continua, não é uma benção pra acabar a história. Ela fecha a revelação, mas abre um naipe de coisas históricas e esses sentimentos todos estavam borbulhando em mim”, contou.
O projeto de transcrição da Bíblia foi uma das ações em comemoração aos 145 anos do IPM e começou no dia 19 de fevereiro. A intenção foi transcrever o livro sagrado de forma colaborativa, no qual cada pessoa pôde anotar um ou mais versículos com sua própria letra, formando uma grande obra coletiva que marcará história no Mackenzie. Para isso, a chancelaria disponibilizou exemplares dos livros nas unidades de Alphaville, Campinas, Higienópolis e Rio de Janeiro.
De acordo com o capelão reverendo Jorge Correa essa foi uma atividade realizada em tempo recorde, considerando que a Sociedade Bíblica do Brasil começou o projeto há dois anos e não conseguiu finalizar.”Encerramos essa atividade que durou quatro meses e só podemos dar glórias a Deus. Agradeço à chancelaria pela iniciativa e também o apoio que tivemos do Instituto, da Universidade, dos Conselhos e de todos aqueles que, mesmo anônimos, deixaram sua letra nesse precioso presente para nós, Mackenzie, nesses 145 anos”, comentou.
Serão copiados e encadernados cerca de 10 volumes dessa bíblia manuscrita, distribuídas nas bibliotecas de todas as unidades e entregues à Igreja Presbiteriana do Brasil, entre outras autoridades. Para José Inácio Ramos, presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) e também presidente de honra da comissão da Bíblia Manuscrita, esses volumes refletirão a dedicação dessas cerca de 25 mil pessoas que participaram. “Eu parabenizo a comissão do projeto pelo cuidado e o carinho utilizados ao longo desse trabalho. Esperamos que a Edição especial dessa bíblia possa surtir um grande efeito nas nossas escolas”, afirmou.
*clique na foto para ampliar
