Uma parceria acadêmica entre o Mackenzie e o governo de Angola reuniu autoridades da Instituição e o vice-cônsul do país africano, José Alves Maria Fernandes. O encontro serviu também para estreitar os laços entre os dois países.
Durante a reunião, conduzida pelo Decano de Graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Cleverson Pereira de Almeida, foram colocadas questões referentes à viabilização dessa parceria, formatação dos cursos e a criação de um protocolo de entendimento que atenda às necessidades dos visitantes. “Temos dois aspectos a realizar: estabelecer protocolo do que queremos e um acordo elaborado pela área de internacionalização. Precisamos, também, verificar qual é o campo de interesse de vocês na construção de um objetivo específico”, explicou Cleverson.
O vice-cônsul José Maria apresentou o perfil dos estudantes de Angola e pontuou a importância dessa cooperação. “O Brasil é um país estratégico e importante para nós e pretendemos estreitar cada vez mais esse relacionamento acadêmico. Buscamos oferecer aos nossos alunos uma formação acadêmica, técnica e de cidadania, por meio de formação internacional, patrocinando os estudos dos interessados”.
O diretor da Faculdade de Direito, José Francisco Siqueira Neto, discorreu sobre o programa de Direito Político e Econômico, área de interesse dos visitantes, e que possui em sua grade temas na área de Economia, Cidadania e ampliação do Direito Político. “Em parceria, temos de delinear os objetivos do curso e desenhar o programa específico para um melhor aproveitamento”.
Maria Campos Lage, coordenadora de Desenvolvimento Acadêmico, explanou sobre a áreas de estágio do Mackenzie, que possui 22 mil contratos em vigência, tendo uma acolhida especial para alunos de fora. “Há também um suporte para os estudantes que fazem estágios – temos 4800 contratos com empresas, em convênios assinados entre essas empresas e o Mackenzie”.
Autoridades presentes:
De Angola, José Alves Maria Fernandes – vice-cônsul de Angola e Cícero Crispim, representante do Consulado de Angola no Brasil.
Do Mackenzie, o vice-reitor da UPM, Marcel Mendes, representando o reitor Benedito Guimarães Aguiar Neto; Sergio Lex, decano de Extensão e Educação Continuada; Cleverson Pereira de Almeida, decano Acadêmico; José Francisco Siqueira Neto, diretor da Faculdade de Direito da UPM; Maria Campos Lage, coordenadora de Desenvolvimento Acadêmico; Renato Leite, coordenador de Relações Internacionais da Faculdade de Direito; e Cindy Veloso, coordenadora de Programas e Convênios da UPM.

