Inspirado numa das artes japonesas mais empregadas por Hans Joachin Koellreutter, o Centro Histórico e Cultural Mackenzie sedia o Ten Chi Jin, encontro que acontece na próxima segunda-feira (28), das 16h às 19h, e que tem como objetivo discutir os 100 anos de nascimento do compositor alemão.
Organizado pelo LHUDI (Laboratório de Humanidades Digitais), do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie, o evento reunirá os pesquisadores Wilton Azevedo, designer gráfico e coordenador do LHUDI, Emanuel Pimenta, músico brasileiro e artista multimídia, e Sérgio Villafranca, pianista e compositor, para um debate sobre a importância das obras do autor.
Hans Joachim Koellreutter veio para o Brasil em 1937, fugindo do nazismo. Atuou dinamicamente como flautista, compositor, regente, ensaísta e educador, colaborando com a formação de muitas gerações de músicos e educadores musicais. Koellreutter desenvolveu uma série de modelos de improvisações – com foco nas questões musicais e humanas como concentração, autodisciplina, comunicação e criatividade, dentre outras – entendidos como possibilidades abertas, sujeitas a transformações decorrentes da observação do professor, das ideias e sugestões dos alunos e, enfim, do contexto de cada situação.
Além da mesa redonda com debate entre os pesquisadores, o encontro promoverá apresentações musicais de piano improvisado e sons programados.
Serviços
Local: Centro Histórico e Cultural Mackenzie
Data: 28 de setembro de 2015
Horário: Das 16h as 19h
Endereço: Rua Itambé, 143, Prédio 1 – Higienópolis – São Paulo/SP
