Para Sempre Mackenzista

Mackenzista é coautora de artigo sobre regeneração da atmosfera de um planeta semelhante à Terra

Aluna do doutorado do CRAAM apresenta texto com evidências de que o planeta rochoso GJ 1132 b tem uma atmosfera criada pela atividade vulcânica

18.03.202110h38 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzista é coautora de artigo sobre regeneração da atmosfera de um planeta semelhante à Terra

A antiga aluna do doutorado em Ciências e Aplicações Geoespaciais do Centro de Radioastronomia e Astrofísica Mackenzie (CRAAM) da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Raissa Estrela, teve um artigo publicado no conceituado The Astronomical Journal, com um artigo em que apresenta evidências de que um planeta rochoso, semelhante à Terra, tem uma atmosfera criada pela atividade vulcânica. A mackenzista foi orientanda da professora do CRAAM, Adriana Valio, e atualmente é bolsista de pós-doutorado da agência espacial dos Estados Unidos, NASA. 

O artigo, chamado Detection of an Atmosphere on a Rocky Exoplanet (Detecção de atmosfera em um exoplaneta rochoso, em tradução livre), utilizou dados do Telescópio Espacial Hubble, e apresenta evidências de que o planeta rochoso GJ 1132 b, identificado em 2015, tem uma atmosfera criada pela atividade vulcânica do próprio planeta. Porém, o que torna isso surpreendente é que os cientistas acreditam que o GJ 1132 b era um planeta gasoso, tendo possuído uma atmosfera anteriormente e que, com o tempo, ela foi perdida por causa da alta radiação ultravioleta emitida pela estrela que orbita.

Raissa, que atua no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, em inglês) da NASA, comenta que o artigo “é muito empolgante, porque acreditamos que a atmosfera que vemos agora foi regenerada, então poderia ser uma atmosfera secundária”. A observação dessas características do GJ 1132 b serão postas à prova em outubro desse ano, quando for lançado o telescópio espacial James Webb, que terá capacidade de realizar observações em infravermelho, permitindo que os cientistas vejam o que há na superfície dele.