Na tarde do dia 11 de junho, a Universidade Presbiteriana Mackenzie recebeu um grupo dos Chefs Especiais, além de alunos dos cursos de Design e Gastronomia, na Cozinha Experimental para apresentação do projeto gráfico do Caderno de Receitas Chefs Especiais, desenvolvido em parceria pelas duas Instituições.
O livro é composto por 16 receitas cotidianas que, desde agosto de 2014, foram testadas pelos alunos da gastronomia do Mackenizie e integrantes do projeto, que também contou com a participação de alunos e professores dos cursos de Design e Publicidade, os quais fizeram as fotos e a diagramação do caderno. O intuito é imprimir e vender o livro de receitas para arrecadar fundos para o projeto.
Simoni Berti, fundadora do Chefs Especiais, confessou que o projeto gráfico superou suas expectativas. “Fiquei super emocionada com o livro, não esperava tanto. Achei que fosse ficar muito mais simples e fiquei encantada com o carinho envolvido no material. Será muito importante para nós porque é uma forma de manter nossos projetos, todos gratuitos”, contou.
Para a professora Daniele Joukhadar, que iniciou a parceria ao lado da professora Marilia Malzoni, o projeto surgiu da intenção de colocar em prática o que é aprendido em sala de aula, mas se tornou maior do que isso. “É uma experiência pessoal muito bacana, não é só a promoção do que acontece dentro de uma sala de aula para um trabalho prático, é uma promoção sua como pessoa e, nesse sentido, toca muito cada um que participou, torna-se mais do que uma troca acadêmica”, analisou a professora, desejando que outro projetos caminhem como esse.
A parceria continua
No dia 15 de junho aconteceu a abertura da “Capacitação de Chefs Especiais", uma parceria na qual professores do curso de gastronomia ministram cursos para os alunos dos Chefs Especiais. A primeira aula foi do Curso de Panificação, com a chef Paola Biselli. Para Simone Berti, essa é uma chancela importante para seu trabalho. “O Mackenzie é uma instituição super respeitada, e não estaríamos ligados se assim não fosse. Para nós, essa parceria é muito importante porque nos permite fazer cursos de capacitação”, afirmou.
O reitor, Benedito Guimarães Aguiar Neto, apoia ambas as ações. “Esse é um projeto de extensão extremamente importante porque representa um belo exemplo de aproximação da universidade com um segmento organizado da sociedade. É um trabalho de inclusão social junto a jovens e crianças que são em geral excluídas e contribuir para esse processo de inclusão é realmente uma grande honra, além de fazer parte da nossa responsabilidade socioeducacional. Nós da reitoria estamos abertos para apoiar nossos professores sempre que se envolvem em projetos dessa natureza”, concluiu.
Sobre o Chefs Especiais
Criado em 2006, pelo casal paulistano Simoni e Márcio Berti, o projeto social Chefs Especiais busca incluir pessoas com Síndrome de Down no mercado de trabalho. Para isso, os idealizadores do projeto associaram gastronomia e acessibilidade. O objetivo é capacitar seus integrantes e ensiná-los a fazer receitas e desenvolver sua habilidade com a manipulação de alimentos. O projeto ganhou vários prêmios, entre eles o Prêmio Olhar Cidadão como o melhor trabalho social do Brasil e o prêmio de Honra ao Mérito por inclusão social da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.



