Mackenzie homenageia grandes juristas

01.09.201415h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie homenageia grandes juristas

A manhã de 1º de setembro foi de homenagens na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Começou com uma sessão extraordinária de Outorga do título Doctor Scientiae et Honoris Causa ao doutor Claus Roxin, seguida  por uma homenagem ao Ministro do Supremo Tribunal Federal, Enrique Ricardo Lewandowski, entregue pelos professores Cláudio Lembo e Ives Gandra Martins, grandes juristas nacionais.

 

O Ministro Lewandowski foi um importante defensor da Lei da Ficha Limpa nas Eleições Gerais de 2010, e tem sido nome forte no Brasil sobre o assunto. Recentemente foi eleito presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).

 

Claus Roxin é o mais importante expoente do Direito Penal Mundial, suas ideias serviram de inspiração para diversas mudanças legislativas e fixação de jurisprudência em todo o mundo. Roxin também é autor de diversas obras na área jurídica. A homenagem se deu por suas contribuições ao Direito Penal, dentre elas, a Teoria da Imputação Objetiva e a Teoria do Domínio do Fato.

 

Durante a cerimônia, o reitor da UPM, Benedito Guimarães Aguiar Neto lembrou da importância do título de Doctor Honoris Causa para a academia, representando o reconhecimento de excelência acadêmica alcançada pela  personalidade que merece o título. “Não poderia ser mais oportuna e feliz a indicação da nossa Faculdade de Direito, cuja direção parabenizamos pela iniciativa de propor a concessão deste título honorário, a exemplo do que já fizeram outras 17 universidades espalhadas pelo mundo”, analisou. Por fim, o reitor agradeceu a Claus Roxin por ter aceito a homenagem feita pelo Mackenzie. “Para o senhor é apenas mais uma merecida honraria. Para nós, trata-se de um momento especial, não apenas pelo reconhecimento de sua reputação internacional na área do Direito Penal, mas sobretudo por se tratar de um ilustre presbiteriano”, concluiu.

 

Para Roxin a homenagem prova sua extensa vinculação científica com os sul-americanos, especialmente com o Brasil.  “A cerimônia de hoje é um evento muito importante e solene para mim. Isso não é mera casualidade, mas o resultado de uma globalização que também se dá na área do Direito. Temos a possibilidade de trabalhar e aprender cada vez mais em cooperação internacional”.

 

Organizado pelo diretor da Faculdade de Direito (FD), José Francisco Siqueira Neto, na mesma ocasião aconteceu o Congresso Internacional de Direito Penal, com uma palestra do homenageado. No período da noite, a partir das 19h30, os professores Juan Carlos Ferré Olivé da Universidade de Huelva (Espanha), e Dr. Alexis Couto de Brito da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), proferiram palestra sobre a Teoria da Imputação Objetiva aplicada ao Direito Penal Brasileiro. 

 

Na foto acima, a partir da esq., José Paulo Fernandes Júnior, diretor de Desenvolvimento e Novos Negócios; Benedito Aguiar, reitor da UPM; ministro Lewandovski, o homenageado Claus Roxin e o presidente do Mackenzie, Maurício Meneses.

 

Na foto abaixo, a partir da esq., chanceler da UPM David Charles Gomes; reitor da UPM Benedito Aguiar; conselheiro do Conselho Deliberativo do IPM Milton Flávio Moura; presidente do IPM Maurício Meneses; reverendo Augustus Nicodemus Gomes Lopes, vice-presidente do Supremo Concílio da IPB; ministro Lewandowski; conselheiro do Conselho de Curadores do IPM Antônio Cabrera Mano Filho; primeiro secretário do Conselho Deliberativo do IPM José Franscisco Hintze Filho; e o diretor da Faculdade de Direito, José Franscisco Siqueira Neto.