Mackenzie e Força Aérea Brasileira disputam a AFA-MACK

18.08.201314h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie e Força Aérea Brasileira disputam a AFA-MACK

Aconteceu nos dias 16 e 17 de agosto, em Guarulhos, Região Metropolitana de São Paulo, a 2ª AFA-MACK, competição de esportes entre a Academia da Força Aérea (AFA) e a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Organizada nos moldes da MacNav, tradicional competição que está em sua 42ª edição, a AFA- MACK nasceu com a proposta de reunir atletas das duas instituições em disputas de alto nível. A programação contou com as seguintes modalidades: judô masculino, vôlei masculino, natação masculina e natação feminina.

Representando o reitor, doutor Benedito Guimarães Aguiar Neto, o vice-reitor, doutor Marcel Mendes, lembrou da história da instituição, citando a MackNav e falando da relação com as forças militares, que é marcada pelo respeito, amizade, companheirismo. “É o que acreditamos e ensinamos aos nossos jovens. Ainda que estejamos em um clima de comunhão, essa nova competição traz um significado. Não se trata apenas de mais uma série de eventos esportivos, mas de um encontro institucional que nos remete ao passado de duas instituições que possuem uma convergência muito marcante”, pontuou.

No comando da AFA há quatro meses, a maior autoridade da Academia, o Brigadeiro do Ar Carlos Eduardo da Costa Almeida concordou: “Definiria essa relação com o Mackenzie como afinidade e civismo. Espero que a competição se repita várias vezes. Se depender de mim, vai durar mais de 40 anos, como com a Marinha”, afirmou. Segundo ele, sair de tempos em tempos da academia para competir com outros jovens é muito importante para os cadetes. “Tenho tentado passar pra sociedade de que nós somos controlados, por sermos uma unidade federal e uma força armada, mas que é fundamental que conheçamos uns aos outros. Somos brasileiros em áreas distintas, mas pensamos todos no bem do nosso País”, analisou. E fez um pedido: “Peço aos atletas que se cumprimentem e contem suas histórias uns aos outros. Isso é muito importante, somos todos iguais, todos brasileiros”.

A cerimônia de encerramento aconteceu no final da manhã de sábado, 17 de agosto, com a entrega do troféu de campeão para a AFA. O encerramento se deu com um churrasco de confraternização entre as instituições.