Grupo de Pesquisa promove encontro com Júlio Abe nesta terça-feira

Roda de conversa tem como objetivo apresentar ao Museólogo os projetos do Grupo e as ações que estão sendo realizadas com base no seu acervo fotográfico

08.05.201709h42 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Grupo de Pesquisa promove encontro com Júlio Abe nesta terça-feira

Acontece amanhã, 9 de maio, às 17h30, na sala 108 do Edifício João Calvino, um encontro com o arquiteto, museólogo e fotógrafo, Júlio Abe Wakahara, um dos maiores colecionadores particulares da iconografia paulistana e idealizador do Museu de Rua (1977 a 2013). A atividade será realizada com os integrantes do Grupo de Pesquisa: “Arquivo, Memória e Cidade”, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura, da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

 

De acordo com a professora Ingrid Hötte Ambrogi, coordenadora do grupo de pesquisa, um dos principais projetos que vêm sendo desenvolvidos na Universidade está relacionado diretamente ao Museu de Rua de Júlio Abe, para qual recebeu fomento do Mackpesquisa (Fundo Mackenzie de Pesquisa) para organização, catalogação, limpeza, análise fungicida, digitalização e criação de um banco de dados do acervo iconográfico e documental. “Receber o criador e mentor do Museu de Rua é uma das ações de direcionamento do trabalho que estamos realizando”, afirma Ambrogi.

 

De 1977 a 2013, Wakahara realizou 80 exposições fotográficas no espaço urbano, com o objetivo de provocar no público a curiosidade, o interesse e a reflexão pelas transformações ocorridas nos tecidos urbanos de São Paulo ao longo do tempo. Nesse sentido, as imagens eram dispostas próximas aos pontos onde originalmente foram fotografadas. Assim, por comparação, a população poderia notar as mudanças ocorridas na paisagem da metrópole – o antes e o depois. Por justamente aplicar o conceito de “museu sem paredes” aos logradouros de São Paulo, o acervo de Wakahara ficou conhecido como Museu de Rua.

 

Em uma segunda etapa o Grupo de Pesquisa pretende disponibilizar à população o livre acesso desse banco de dados imagético, permitindo o acesso a essa informação em aparelhos tablets ou celulares.

 

Sobre o Grupo:

 

O grupo de pesquisa “Arquivo, Memória e Cidade” surge a partir da reformulação do grupo “Modernidade, Cultura(s) e Escola(s) na cidade de São Paulo nos séculos XIX e XX” – criado no ano de 2008 pela professora Ingrid Hötte Ambrogi. Nessa mudança, seu campo alargou-se para atuar nos seguintes tópicos: estudos da imagem (com destaque para a linguagem fotográfica), e processos de arquivamento e difusão da informação através das tecnologias da informação (T.I.). O grupo também promove o encontro e o pensamento interdisciplinar entre profissionais das áreas das Artes, História, Arquitetura, Museologia, Comunicação, Biologia, Informática entre outros. Além das discussões teóricas relacionadas aos diversos campos do conhecimento humano, “Arquivo, Memória e Cidade” está vinculado, atualmente, aos projetos de pesquisa Museu de Rua Digital e Bixiga Meu.

 

Serviços

Evento: Encontro com o Museólogo Júlio Abe

Local: Sala 108 – Edifício João Calvino – Universidade Presbiteriana Mackenzie

Horário: 17h30

Evento aberto ao público

Site do Grupo de Pesquisa: http://arquivomemoriaecidade.com/