O curso de Tecnologia em Gastronomia da Universidade Presbiteriana Mackenzie inaugurou, no dia 6 de junho, os Laboratórios de Confeitaria, Panificação e Bebidas. Os convidados do evento puderam apreciar diversos pratos produzidos pelos alunos.
Com capacidade de acomodar 25 alunos por aula, os novos laboratórios agregam valor ao curso, propiciando excelência acadêmica e formando profissionais aptos a planejar e gerenciar produções culinárias, em diferentes áreas da alimentação. Mauricio Marques Lopes Filho, primeiro chef contratado pelo Mackenzie e responsável por iniciar o curso de Gastronomia, explica que o diferencial está na forma como o tema gastronomia é abordado. “Temos um olhar diferente, voltado para a engenharia de alimentos, aliando nutrição e gastronomia. ”
Esse olhar diferente, segundo a coordenadora do curso Ana Carolina Colucci Paternez, é percebido na forma como o curso está estruturado. “Não é somente aprender a cozinhar, mas adquirir conhecimentos de gestão de alimentos e bebidas, na gestão financeira, em administração, enfim, na cultura da gastronomia como um todo”.
Ana Carolina ainda ressalta que “do ponto de vista técnico, muitos profissionais possuem talento, mas a sustentabilidade do negócio é um processo que demanda conhecimento administrativo, de gestão de pessoas. ”
O reitor da UPM, Benedito Guimarães Aguiar Neto, comemorou a inauguração desse novo empreendimento. “Esse laboratório exigiu uma mobilização muito grande não só em investimentos significativos da nossa instituição, como também de uma equipe empenhada no sucesso do empreendimento. Agradecemos o empenho do antigo diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Roberto Ribeiro, que acompanhou a concepção e implementação desse laboratório, e damos as boas-vindas a nova diretora, Berenice Carpegiani, que unirá esforços para que o trabalho seja um sucesso. ”
