Sustentabilidade

Dicas Sustentáveis para o Dia a Dia na universidade

Impacto das pequenas ações é maior do que imaginamos

19.01.202413h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Dicas Sustentáveis para o Dia a Dia na universidade

Na busca por um ambiente mais sustentável e consciente, o Mackenzie adota práticas simples, porém impactantes, para reduzir o desperdício e preservar recursos naturais. 

Para a professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Paola Lupianhes Dall'occo, que ministra disciplinas relacionadas à ecologia e sustentabilidade ambiental, quando se conhece as causas e consequências de um problema é mais fácil se sentir parte da solução. “O exercício de hábitos planetariamente saudáveis deve ser uma constante e realizado em todos os ambientes que se ocupa para que se torne parte integrante da vida de cada um e que assim facilite grandes ações coletivas no futuro”, destacou. 

A professora indicou algumas ações cotidianas que todos os mackenzistas podem ficar atentos e, assim, contribuir para tornar o ambiente ecologicamente sustentável:

1. Descarte responsável:

Sempre que possível, separe os resíduos recicláveis dos não-recicláveis e utilize as lixeiras apropriadas espalhadas pelo campus. A separação adequada facilita o processo de reciclagem e reduz o impacto ambiental.

“Estamos falando de uma grande instituição de ensino por onde circulam milhares de pessoas diariamente, então espera-se a colaboração de todos para que um bom plano de gerenciamento de resíduos sólidos seja cumprido e impacte positivamente a sociedade”, ressaltou Paola.

2. Traga sua garrafinha:

Evite o consumo excessivo de copos e garrafas descartáveis trazendo sua própria garrafa reutilizável. Além de reduzir o desperdício de plástico, você contribui para a preservação do meio ambiente.

“É importante pois reduz a geração de lixo plástico descartável, que apesar de ser potencialmente reciclável, somente menos de 30% dos resíduos plásticos pós-consumo no Brasil retornaram à cadeia produtiva desta forma”, afirmou Paola.

3. Economia de energia:

Ao sair das salas de aula, lembre-se de desligar as luzes. Também é importante lembrar os professores de desligar o ar condicionado quando não estiver em uso. Essas pequenas ações ajudam a reduzir o consumo de energia e a preservar recursos naturais.

“É importante, pois no Brasil, apesar de usarmos prioritariamente a energia vinda de hidrelétricas que é uma fonte renovável, sua construção gera impactos ambientais e sociais negativos”, disse Paola.

4. Utilize papel conscientemente:

Faça um uso mais eficiente do papel. Utilize ambos os lados das folhas, reutilize cadernos antigos e reaproveite folhas em branco para minimizar o desperdício e a demanda por novos materiais.

“A produção de papel impacta o meio ambiente devido o uso de recursos naturais, emissões de gases de efeito estufa e geração de resíduos. Seu processo de fabricação leva à perda de habitats florestais e biodiversidade, além do uso intensivo de água e energia durante a produção contribuírem para a pegada ambiental. Então otimizar o uso de papel é um bom começo”, destacou Paola. 

Essas dicas podem paracer simples, mas quando colocadas em prática por cada mackenzista, contribuem significativamente para a construção de um campus mais sustentável e ecologicamente responsável.