O Deputado Federal por Minas Gerais, Leonardo Quintão, esteve no Mackenzie para conhecer o Centro de Pesquisas Avançadas em Grafeno, Nanotecnologia e Nanomateriais – o MackGraphe – e avaliar o potencial que o Centro possui para desenvolver pesquisas com o Grafeno.
Recebido pelas autoridades do Mackenzie, o deputado Quintão participou de uma apresentação sobre as propriedades e possibilidades de uso do Grafeno, um material bidimensional, com uma única camada de átomos de carbono e propriedades superlativas como resistência, maleabilidade e condutividade elétrica.
“Fiquei muito feliz em visitar o MackGraphe, ver que o Mackenzie inovou, investiu 100 milhões de reais na construção de um prédio para uma pesquisa de tecnologia de ponta, não apenas para o Brasil, mas para o mundo. Vocês estão ajudando o povo brasileiro com essas pesquisas e isso nos entusiasma muito porque vejo que o Grafeno tem uma grande utilidade em todas as cadeias produtivas na vida humana, como no setor siderúrgico, no setor têxtil, no setor petroquímico, por exemplo. Com certeza, isso facilitará a nossa vida, barateando os produtos”, ressaltou.
Durante a apresentação, o coordenador do MackGraphe, E. A. Thoroh de Souza, discorreu sobre as propriedades do material e destacou as diversas formas que pode ser utilizado. “Diante da recente corrida mundial pelo domínio da tecnologia do Grafeno, o conhecimento científico e tecnológico adquirido em torno do tema representa um trampolim para uma independência tecnológica sem precedentes”, explicou. Além disso, demonstrou os investimentos que devem ser feitos para que o crescimento e as pesquisas neste material, considerado a tecnologia do futuro, possam ser desenvolvidos num patamar de excelência.
Participaram do encontro o presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Mauricio Melo de Meneses; o chanceler da UPM, reverendo Davi Charles Gomes; o reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Benedito Guimarães Aguiar Neto; a diretora da Escola de Engenharia da UPM, Leila de Figueiredo; e o diretor executivo do MackGraphe, Adonias Silveira, que destacou a preocupação que o Mackenzie teve ao relacionar sua pesquisa cientifica no Grafeno com os grandes centros mundiais. “Estivemos em Singapura, Oxford, Manchester, Cambridge, Rice, Universidade Tecnológica Texas e Houston, conhecendo os maiores laboratórios e fazendo parcerias com pesquisadores de ponta na área do Grafeno”.
Ao finalizar a visita, o deputado Quintão parabenizou a iniciativa da Instituição e disse acreditar no potencial das pesquisas e no sucesso do empreendimento. “Como parlamentar, estarei em Brasília em contato com o governo federal para que possamos investir nessa tecnologia através dos fundos governamentais. Nessa aproximação, vou motivar o governo a conhecer melhor o MackGraphe e acreditar nesse projeto que será inovador, não apenas para o Mackenzie, mas para o povo brasileiro”, finalizou.


