No próximo dia 7 de dezembro a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) sediará a palestra “Cidade como Herança? Pensando o Bexiga”. O evento terá a presença da arquiteta francesa Alessia de Biase, antropóloga e professora da Université Paris La Villete, e acontecerá no Auditório Benedito Novaes Garcez do Campus Higienópolis.
O intuito é debater novas formas participativas de salvaguarda do patrimônio, o que será deixado como herança às futuras gerações. A organização é do grupo de trabalho “Desenvolvimento Sustentável e Instrumentos Urbanísticos no Bixiga: Cidade Compacta, Patrimônio Cultural e Urbanidade”, que terá a moderação de Nadia Somek, coordenadora do grupo e conselheira federal do CAU/BR.
O debate contará com a participação de José Geraldo Simões Júnior (FAU Mackenzie), Simone Scifoni (da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP) e Maria Cristina Schicchi (do Programa de Doutorado em Urbanismo da PUC Campinas).
Sobre o Bairro
O Bixiga é um reduto histórico de São Paulo, fruto da convergência de migrações italiana e portuguesa e da forte presença de comunidades afrodescendente. Mais recentemente, de nordestinos. Destacam-se em sua paisagem antigas cantinas, a igreja de Nossa Senhora Achiropita, o Teatro Oficina e a escola de samba Vai-Vai, além de um museu e um centro de memória do bairro.
O evento é aberto ao público.
Serviço:
Palestra e debate “Cidade como Herança? Pensando o Bexiga”
Data: 07 de dezembro de 2017
Horário: das 11h30 às 13h
Local: Auditório Benedito Novaes Garcez – Universidade Presbiteriana Mackenzie – prédio 09 – campus Higienópolis
Endereço: Rua Itambé, 143 – Higienópolis – São Paulo
