Coordenador do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica Ministra 1ª palestra de 2024 do ciclo de formação de Jovens Lideranças do Instituto Líderes do Amanhã

06.02.202417h49 Centro Mackenzie de Liberdade Econômica

Compartilhe nas Redes Sociais

Coordenador do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica Ministra 1ª palestra de 2024 do ciclo de formação de Jovens Lideranças do Instituto Líderes do Amanhã

Neste início de fevereiro, o Instituto Líderes do Amanhã, sediado no Espírito Santo, recebeu Vladimir Fernandes Maciel, Coordenador do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica, para conduzir a primeira palestra de 2024 no ciclo de formação de jovens lideranças. O tema abordado foi "Economia de Mercado", proporcionando uma análise abrangente dos princípios que regem a economia liberal.

A palestra iniciou com uma análise do problema econômico, ressaltando os desafios decorrentes da escassez de recursos. De maneira didática, Maciel conduziu os participantes pelos conceitos fundamentais que caracterizam uma economia de mercado, enfatizando a importância da livre iniciativa, concorrência e liberdade individual.

Ao explorar o funcionamento do mercado, os participantes foram orientados sobre o sistema de oferta e demanda, compreendendo como esses elementos interagem para determinar preços e alocar recursos eficientemente. A apresentação também abordou as implicações mais amplas da economia de mercado, estendendo-se para esferas sociais e políticas.

Um ponto destacado foi a análise das diversas escolas de pensamento econômico liberal, enfatizando as contribuições de teóricos que moldaram a compreensão contemporânea da economia de mercado.

Para os jovens líderes em formação, a compreensão da economia de mercado torna-se uma ferramenta fundamental em um mundo complexo e interconectado. O Centro Mackenzie de Liberdade Econômica expressa seu reconhecimento ao Instituto Líderes do Amanhã por seu compromisso com eventos educativos de qualidade e agradece a Vladimir Fernandes Maciel por compartilhar sua expertise, enriquecendo o conhecimento dos futuros líderes.

Este encontro reforça o compromisso contínuo com a promoção da compreensão e defesa dos princípios da economia liberal, consolidando o Centro Mackenzie de Liberdade Econômica como um catalisador de conhecimento e reflexão nesta área fundamental.