Como ressuscitar o Doing Business?

01.08.202221h10 Centro Mackenzie de Liberdade Econômica

Compartilhe nas Redes Sociais

Como ressuscitar o Doing Business?

Quando o Banco Mundial cancelou o seu relatório Doing Business no ano passado, deixou um enorme vazio de informação para economistas e governos que procuravam estimular o crescimento econômico e reduzir a pobreza de seus países, utilizando as métricas oferecidas pelo relatório. Esse é o parecer de Simeon Djankov, autor de um estudo divulgado no último dia 27 de julho pelo Instituto Fraser, parceiro de longa da data do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica.

"Todos os anos, os países desenvolvidos bem-sucedidos lideram, figurando nas primeiras classificações mas, em parte devido ao relatório, muitos países mais pobres estavam se recuperarando e apresentando uma melhora em seu ambiente de negócios", disse o Dr. Djankov, Diretor político do Grupo dos Mercados Financeiros na London School of Economics, fundador do relatório Doing Business e autor de Doing Business 2.0: Um guia melhor para os decisores políticos".

O relatório Doing Business, oficialmente iniciado em 2003, mediu a eficiência da regulamentação governamental em jurisdições de todo o mundo, analisando se estas criavam barreiras ao investimento e à prosperidade.

De fato, o relatório foi a principal fonte de informação sobre o ambiente de negócios global, sendo responsável por 65% dos meios de comunicação e citações públicas na área. Ajudou a orientar os tomadores de decisões políticas dos países em desenvolvimento a melhorar o seu clima empresarial e a trazer, com isso, mais investimento e crescimento.

O estudo do instituto Fraser recomenda que um consórcio de universidades retome o relatório, mas que ao mesmo tempo implemente melhorias fundamentais, tais como:

  • Rever as hipóteses do relatório sobre procedimentos administrativos e judiciais e documentos para refletir o avanço na digitalização de documentos.
  • Restabelecer o indiciador de regulamentação do mercado de trabalho.
  • Desenvolver um indicador sobre a função positiva do governo.
  • Distinguir entre a lei e o que de fato acontece na prática, desenvolvendo, a partir daí, um conjunto paralelo de indicadores sobre a prática da regulação

Segundo Djankov: "Vale muito a pena o esforço para ressuscitar o relatório Doing Business, pois ele nos permitirá refletir sobre o que sabemos até agora e identificar quais respostas ainda permanecem superficiais. Tudo isso pode ser feito utilizando o arcabouço de pesquisa já existente ao mesmo tempo que mais pesquisa e estudos na área são estimulados.”

O estudo completo pode ser consultado AQUI.