Colégio Mackenzie oferece projeto de coaching educacional

Alunos e professores do Ensino Médio recebem acompanhamento profissional

03.05.201911h05 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Colégio Mackenzie oferece projeto de coaching educacional

O período do Ensino Médio traz muitas dúvidas, ideias e inseguranças para os adolescentes. Perguntas como “Qual profissão escolher?”; “Como estudar para os vestibulares?”; “Qual carreira me fará feliz?” são frequentes. Pensando nisso, o Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) Higienópolis, começou, no mês de fevereiro, o “Projeto de Vida”, que visa preparar os alunos para escolherem o melhor rumo para sua vida profissional e pessoal.

Os mackenzistas do Ensino Médio terão apoio de um coach durante todo o curso, com cronograma de atividades ao longo do ano. “Esse diferencial beneficiará também os professores que serão capacitados para aplicarem as ferramentas do programa com os alunos, assumindo um perfil de tutoria”, explica Márcia Regis, diretora Pedagógica do CPM Higienópolis.

“Se podemos contar com coaches nos esportes, na carreira, empresa e na vida, por que nossos alunos também não podem ter este apoio para conseguir vencer seus desafios escolares?”, destaca Paulo Teixeira, coaching assessor do colégio

Vantagens

O Coaching Educacional é voltado tanto ao desenvolvimento dos professores e demais profissionais da educação, como ao melhoramento comportamental, acadêmico e emocional dos alunos. Para os alunos, o processo de coaching trabalha em cima do desenvolvimento de habilidades, como planejamento, autoconhecimento, conexão, empatia, comunicação e inteligência emocional.

Além disso, prepara os professores para exercerem o papel de tutores no projeto e os apoia a vencerem seus desafios escolares, como a perda da conexão com sua profissão; problemas na infraestrutura escolar; pouco apoio ou reconhecimento ao seu trabalho; diminuição no interesse dos alunos nas aulas; constante indisciplina em sala ou mudanças e atualizações no processo ensino-aprendizagem.

O coaching também proporciona aos estudantes o autoconhecimento, que permite que eles notem seus pontos de melhoria em relação às disciplinas escolares, além de ajudar a identificar e eliminar dificuldades que prejudicam seu aprendizado. “Reconhecemos o coaching como um processo, uma metodologia, um conjunto de competências e habilidades que podem ser aprendidas e desenvolvidas por uma pessoa para alcançar um objetivo na vida pessoal ou profissional. Por meio de diferentes ferramentas, esta metodologia pode produzir mudanças positivas em um curto espaço de tempo”, pontua a diretora.

Atividades

Como explica Márcia, o projeto tem como objetivo auxiliar os alunos na escolha da faculdade que irão cursar e na escolha da sua profissão, então desde março, os alunos estão envolvidos com o projeto. Atividades como: "Conhecer bem para escolher melhor", que consiste em visitas dos alunos às faculdades de interesse em que são oferecidas palestras e esclarecimentos sobre o curso; "Carreira em Debate", que traz ao colégio diferentes profissionais que, por meio de uma mesa redonda, leva aos alunos as particularidades e desafios das profissões apresentadas; "CONFEMACK", simulação de conferência da ONU; além de orientações aos vestibulares e ao ENEM.

Importância do coaching

“O Projeto de Vida Mackenzie oportuniza aos alunos meios para que, conhecendo melhor suas habilidades, limites e potencialidades, sem negociar valores humanos essenciais, se desenvolvam como cidadãos globais antenados aos desafios de uma sociedade cada vez dinâmica e fluida em suas relações, instrumentalizando-os à luz de suas individualidades, às pluralidades acadêmicas e profissionais”, finaliza o professor Ricardo Cassab, moderador do Projeto de Vida do CPM.