Afinal de contas, o que é uma startup?

Startups são uma possibilidade de abrir seu negócio e ser lucrativo em menos tempo

25.08.202215h27 Katharina Brito

Compartilhe nas Redes Sociais

Afinal de contas, o que é uma startup?

O termo startup possui diversos significados possíveis, os mais comuns são: 1) grupo de pessoas trabalhando com uma ideia inovadora, que pode ou não trazer dinheiro e 2) empresa com baixo custo de manutenção e alto potencial de crescimento. A diferença de uma empresa comum, é que as startups procuram um modelo de negócios que pode ser refletido e escalável, mesmo com incertezas.

Ser escalável significa que a empresa pode crescer sem prejudicar o seu modelo de negócios ao mesmo tempo que aumenta o lucro e o seu próprio capital. Assim, o conceito de startup está intimamente ligado com o risco inerente de toda ideia inovadora que possui alto potencial de lucro.

Para se viabilizar uma startup é necessário um investimento externo, o que é geralmente feito pelo chamado “investidor anjo”, ou seja, um indivíduo que possui capital e acredita na viabilidade do projeto que está sendo apresentado, uma vez que na maioria das vezes a equipe idealizadora não tem o capital necessário para empreender. Esse modelo de negócios busca transformar trabalho em dinheiro, por meio inovador, seja um produto ou serviço escalável e lucrativo.

Dadas as incertezas próprias de um empreendimento arriscado, os projetos de startups costumam contemplar a apresentação de um Mínimo Produto Viável (MVP), isto é, uma versão mais simples de um produto que pode ser lançada com uma quantidade mínima de esforço e desenvolvimento. O MPV permite que a decisão de investimento seja tomada de forma mais transparente e embasada em dados da realidade, o que aumenta a chance de sucesso e pode reduzir o desperdício de recursos.

O MVP previne situações como dificuldades na gestão e planejamento de empresas para preparar uma estrutura do empreendedor independente, levando em conta a reação do público. Sendo assim, este método é ideal para startups que trabalham com inovação, para que haja um retorno prévio e cheguem na ideia mais desejada pelo consumidor.

O conceito MVP também tem uma relação com os processos de lean startup, que preconizam a máxima eficiência por meio de métodos de gestão testados e aprovados, emprego do mínimo de recursos e desperdício zero. Esses processos não só ajudam a crescer empresas que estão começando, como também ganham destaque no mercado.  As startups atualmente estão de acordo com uma nova dinâmica do mercado, o que permite que algumas empresas pequenas em pouco tempo possam se tornar bilionárias. Todavia, é importante levar em conta o risco envolvido na atividade inovadora – por isso, nem todo novo negócio se dá por meio do modelo de startup.