Nesta terça-feira, 25 de agosto, o Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM) realizou a abertura da exposição “Retrospectiva dos 42 anos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba”, que ficará em cartaz, gratuitamente, até o dia 29 de setembro.
A exposição faz parte dos eventos do 42º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, que está em São Paulo graças a um convênio de cooperação que a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) assinou no primeiro semestre deste ano, com a Prefeitura de Piracicaba, a fim de sediar uma edição do salão, normalmente realizado no município que dá nome ao evento.
No dia 19 deste mês o CHCM recebeu a primeira atração do salão, uma conversa com as cartunistas Nani Mosquera e Cristina Sampaio, da Espanha e Colômbia, sobre o tema “O papel da mulher no humor gráfico mundial”. A mesa de debate, aberta ao público, também contou com a participação do professor do Mackenzie, Adolpho Queiroz, presidente do Conselho Consultivo do Salão de Piracicaba e também da socióloga e professora do Mackenzie, Rosana Schwartz.
No sábado, dia 29, durante as atividades da Semana Pedagógica do Colégio será realizada uma oficina de humor gráfico para os alunos, sob a coordenação do professor Ricardo Morellato, do Mackenzie, e do artista gráfico Erasmo Spadotto, integrante do Centro do Humor Gráfico de Piracicaba.
Segundo Alexandre Huady, diretor do Centro de Comunicação e Letras da UPM, e um dos idealizadores do convênio, “espera-se que com o evento, o público em geral, alunos, professores e pesquisadores passem a ter novos contatos e novas perspectivas sobre o campo do humor gráfico no Brasil e no mundo, e que o Mackenzie retome a sua tradição, iniciada em 1973, quando realizou o primeiro Salão de Humor no país, para uma discussão mais intensa sobre as contribuições desta arte para a elevação do grau de consciência da sociedade sobre os seus desafios civilizatórios no começo do século XXI”.
Além das atividades que acontecerão no Mackenzie, com intuito de contribuir para disseminação do humor no país, Alexandre Huady está organizando o livro intitulado “I Salão de Humor do Mackenzie, onde tudo começou”. A obra contará com participação do reitor da UPM, Benedito Guimarães Aguiar Neto; do fundador do primeiro Salão do Humor, Fernando Coelho dos Santos, professor de Cultura Popular do Mackenzie; e também do professor da mesma instituição e presidente do Conselho Consultivo do Salão de Piracicaba, Adolpho Queiroz. A obra será lançada em breve.
