Laboratório Multiusuário

MackGraphe

Política Multiusuário

O Laboratório de Micro e Nano Fabricação do Instituto Mackenzie de Pesquisas em Grafeno e Nanotecnologias (MackGraphe) conta com expressiva infraestrutura analítica e recursos humanos para atuação nas áreas de caracterização de nanomateriais e litografia.

Com o intuito de expandir a comunidade de usuários desses recursos, o laboratório consolidou-se como um Laboratório Multiusuário na Plataforma Nacional de Infraestrutura e Pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovações (MCTI) e disponibiliza sua infraestrutura e expertise para uso da comunidade Mackenzie e usuários externos. Conforme definição do MCTI, Laboratórios Multiusuários são ambientes dotados de equipe e instalações de apoio às atividades de P&D que congregam equipamentos especializados para seu uso compartilhado, oferecendo serviços aos usuários internos e externos, executados por técnicos especialistas ou pelo próprio usuário após treinamento. São geridos por um comitê gestor e devem ter regras claras de acesso e utilização.

O Plano de Gestão e de Compartilhamento de Uso de Equipamentos do laboratório define:

  • Comitê Gestor.
  • Comissão de Usuários.
  • Regulamento de utilização dos equipamentos pela comunidade acadêmica e científica.
  • Submissão de projetos
  • Política de preço

Os usuários são corresponsáveis pelos equipamentos e colaboram com o custeio operacional do Laboratório Multiusuário.

As informações gerais sobre o Laboratório Multiusuário, áreas de atuação, principais equipamentos e serviços, estão disponibilizadas no site do instituto (https://www.mackenzie.br/MackGraphe).

Este documento também inclui os Planos de Gestão de equipamentos multiusuários, decorrentes de projetos FAPESP 2012/50259-8 e 2018/25339-4.

Artigo 1 - O Comitê Gestor tem por finalidade regulamentar a utilização do laboratório e seus equipamentos em sistema multiusuário conforme os regulamentos de uso vigentes; cabe a este Comitê:

I. Estabelecer os critérios de uso dos equipamentos;

II. dirimir dúvidas e problemas de utilização e manutenção dos equipamentos;

III. decidir sobre projetos de interesse maior que poderão ter os seus custos de utilização subsidiados;

IV. estabelecer os valores de utilização para os distintos usuários;

V. gerir o Laboratório Multiusuário;

VI.administrar o website do laboratório;

VI. supervisionar a garantia de acesso de forma igualitária e sem priorização aos serviços do Laboratório Multiusuário;

VIII. controlar os agendamentos dos usuários e suas filiações que deverão ser feitas por meio do website, bem como a garantia de acesso aos serviços de acordo com a ordem de cadastramento da atividade no website;

IX. garantir a otimização e manutenção dos equipamentos do Laboratório Multiusuário;

X. decidir sobre o procedimento de manutenção e conserto dos equipamentos, definindo critérios e prioridades na utilização das receitas;

XI. propiciar consultoria e apoio técnico aos pesquisadores para o uso dos serviços;

XII. apreciar os relatórios anuais das atividades do Laboratório Multiusuário, elaborados pelos responsáveis dos equipamentos ou laboratório;

XIII. promover atividades de apoio ao ensino e treinamento técnico nas áreas de atuação;

XIV. elaborar projetos multiusuários e de manutenção de equipamentos, a serem submetidos às agências de fomento;

XV. registrar informações atualizadas sobre o Laboratório no sistema eletrônico do MCTI, incluindo informações sobre seus equipamentos e responsáveis e sobre os membros do Comitê Gestor e da Comissão de Usuários.

XVI. o Comitê Gestor é constituído por três membros titulares e um suplente, sendo que o coordenador do laboratório é membro natural do Comitê Gestor e preside o mesmo; os demais membros do Comitê devem ter atuação destacada em projetos de pesquisa conjuntos com a equipe de pesquisadores do MackGraphe;

XVII. os membros do Comitê Gestor terão mandato de 3 (três) anos, com direito à recondução consecutiva; em caso de vacância, a comissão deverá eleger um novo membro.

Artigo 2 - A Comissão de Usuários atua como Órgão Regulador/Interlocutor do laboratório Multiusuário, devendo reportar ao Comitê Gestor:

I. Questões relativas à adequada utilização e garantia de acesso aos equipamentos em sistema multiusuário;

II. Proposições e encaminhamento de eventuais projetos de interesse maior, que poderão ter os seus custos de utilização subsidiados;

III. Sugestões, reclamações e propostas vindas dos demais usuários do laboratório;

Artigo 3 - A Comissão de Usuários é formada por quatro membros e respectivos suplentes, sendo um pesquisador do MackGraphe, um pesquisador representante dos usuários internos Mackenzie, um especialista em Micro- e Nanofabricação do MackGraphe e um representante de instituições externas ao MackGraphe.

Artigo 4 - Os docentes ou pesquisadores serão renovados a cada três anos, com possibilidade de recondução consecutiva; em caso de vacância, a comissão deverá indicar um novo membro. As atribuições da Comissão de Usuários e o histórico dos seus membros estão disponibilizados no site do instituto.

Artigo 5 - As atribuições da Comissão de Usuários e o histórico dos seus membros estão disponibilizados no site do Laboratório.

Artigo 6 - O Comitê Gestor reunir-se-á com a Comissão de Usuários periodicamente, em sessões ordinárias semestrais, e extraordinariamente, quando necessário, a critério do Presidente do Comitê Gestor ou por solicitação de 2/3 dos membros da Comissão de Usuários, devendo manter os registros dos atos das sessões, em ordem cronológica e numeradas.

§ 1º - As planilhas de custos e as tabelas de valores a serem recolhidos serão elaboradas pelo Comitê Gestor do Laboratório Multiusuário e serão validadas pela gestão do MackGraphe.

§ 2º - O recolhimento das taxas de cobrança pelo uso do(s) equipamento(s) será feito por meio do setor de tesouraria da mantenedora, Instituto Presbiteriano Mackenzie, conforme especificado pelo Comitê Gestor e autorizado pela gestão do MackGraphe.

Artigo 7 - A utilização dos equipamentos do Laboratório Multiusuário do MackGraphe está sujeita ao presente regulamento, também disponibilizado no website, conforme exposto a seguir:

I. Todos os equipamentos do laboratório estão listados no site do MackGraphe, no menu correspondente.

II. Com o intuito de promover a ampla integração e difusão da utilização da infraestrutura existente no laboratório e o fortalecimento das atividades Multiusuário, os docentes e pesquisadores, independentemente da Instituição a que estejam vinculados, seja no país ou no exterior, terão acesso ao uso dos equipamentos do laboratório, sob o preceito de corresponsabilidade, colaborando com o custeio operacional.

III. Não haverá diferenciação na ordem de acesso ou agendamento entre usuários da comunidade acadêmica e científica e das atividades de extensão. Fazem-se exceções quando da predefinição de uma agenda específica de equipamento para o atendimento da comunidade acadêmica e científica ou quando da realização de serviços de extensão com aplicação de taxas de urgência.

IV. Não se enquadram como Projeto de Pesquisa quaisquer atividades que sejam custeadas pela iniciativa privada ou que possam ser qualificadas como atividades de extensão. Os custos destas atividades serão apropriados com valores equivalentes aos das atividades de extensão.

V. Para acesso e utilização dos recursos disponíveis no laboratório como usuário da “Comunidade Acadêmica e Científica”, cada pesquisador ou docente deverá estar cadastrado junto ao MackGraphe. 

VI. O pesquisador deverá realizar cadastro específico de cada Projeto de Pesquisa, assinalando as técnicas analíticas a serem utilizadas, com indicação dos participantes do projeto que poderão solicitar análises, ensaios e o uso de equipamentos em nome do pesquisador/professor responsável pelo Projeto de Pesquisa. 

VII. A responsabilidade de todas as solicitações efetuadas em um Projeto de Pesquisa será do pesquisador ou docente que o cadastrou, independentemente de quem tenha solicitado as análises, ensaios e o uso de equipamento.

VIII. Quando do cadastramento do Projeto de Pesquisa, o pesquisador/docente deverá manifestar plena ciência e concordância com os critérios de utilização aqui especificados, seja por meio eletrônico ou assinatura em papel.

IX. Os trabalhos publicados e que utilizaram para a elaboração dos mesmos os recursos ou dados gerados na infraestrutura do Laboratório Multiusuário, deverão fazer menção ao MackGraphe nos “Agradecimentos” especificando as técnicas empregadas.

X. As amostras permanecerão em arquivo por até 60 (sessenta) dias após o envio dos resultados; caso não sejam retiradas pelo usuário, as mesmas serão descartadas sem prévio aviso após este período.

XI. Contrapartes de amostras montadas em suportes específicos serão descartadas após a análise.

XII. A eventual utilização direta (operação) de equipamentos por pesquisadores, docentes ou pessoal credenciado nos Projetos de Pesquisa, está sujeita a uma avaliação prévia de sua qualificação, devendo os mesmos seguir as normas, manuais operacionais e procedimentos operacionais definidos pela equipe técnica do MackGraphe. Nesta condição, os custos de reparo de eventuais danos causados pelo operador em desobediência a normas, instruções e manuais operacionais e procedimentos internos do instituto, serão de encargo do pesquisador/docente responsável pelo projeto.

XIII. Os valores de análise, ensaios e utilização de equipamentos que são rotineiramente ofertados para a Comunidade Acadêmica e Científica são definidos e reajustados periodicamente pelo Comitê Gestor. 

XIV. Quaisquer análises ou processamento de dados não rotineiramente ofertados para a Comunidade Acadêmica e Científica serão contabilizados segundo valores praticados para atividades de extensão.

XV. São definidas distintas classes de atividades com descontos diferenciados para os usuários em razão de níveis de interação com o Laboratório Multiusuário.

XVI. As agendas do laboratório e equipamentos podem sofrer alterações em caso de necessidade técnicas do equipamento como em casos de manutenções corretivas e outras situações. O usuário será avisado previamente.

XVII. As amostras deverão vir preparadas e com descrição do método de preparo. Caso a equipe técnica tenha que preparar a amostra o tempo necessário de preparação será acrescido no valor.

Artigo 8 - As submissões de propostas serão realizadas exclusivamente em formulário disponível no website do instituto. Propostas fora do padrão ou faltando informações serão recusadas.

Artigo 9 - A submissão de propostas é realizada obedecendo um ciclo anual que envolve etapas de submissão, análise e julgamento pelo Comitê Gestor e a execução propriamente dita das atividades de pesquisa. Este calendário estará disponível no website do instituto.

Artigo 10 - O usuário solicita tempo para um experimento específico em um grupo de equipamento. A proposta é avaliada pelo Comitê de Avaliação de Propostas. Se a proposta for aprovada, é concedido ao usuário tempo para execução de pesquisa, compatível com a proposta. O Comitê Gestor pode alterar o tempo solicitado entendendo que amostra requer maior ou menor tempo para atender ao solicitado.

Artigo 11 - É incentivada a inclusão de alunos de mestrado, doutorado e pesquisadores pós-doutores nas propostas. No entanto, os alunos não podem enviar uma proposta sem um pesquisador sênior como pesquisador principal. Se a proposta for apresentada por aluno de doutorado, deverá conter um pesquisador titular, preferencialmente o orientador do aluno como pesquisador principal.

Artigo 12 - Antes de submeter uma proposta, recomenda-se que os usuários consultem no site as instalações, cursos, serviços e tecnologias disponíveis, assim como recomendações específicas para o preparo de amostras, protocolos e outras especificações detalhadas sobre o processo de submissão de proposta de pesquisa. A consulta de informações com o coordenador da instalação também é altamente recomendada.

Artigo 13 - O processo de análise da proposta de pesquisa é dividido em diferentes fases:

Fase 1: Avaliação interna da proposta pelo coordenador da instalação para julgar a viabilidade técnica do experimento proposto.

Fase 2: Membros do Comitê de Avaliação de Propostas avaliam e classificam as propostas de acordo com os seguintes critérios: mérito científico das propostas e experiência da equipe, avaliação de propostas anteriores e publicações científicas. As propostas melhor avaliadas são recomendadas para recebimento uso da instalação.

Fase 3: Avaliação interna pelo comitê de segurança, a proposta que apresentar risco de segurança para execução terá que preencher um formulário de segurança específico e passar pela avaliação de um comitê de segurança que fará as recomendações de adaptação para execução do experimento.

Artigo 14 - Dada a importância dos resultados científicos obtidos nas instalações do MackGraphe, os usuários são obrigados a citar a instalação em qualquer documento publicado. Da mesma forma o usuário deverá encaminhar atualizações relativas às suas publicações à administração do instituto para fins manutenção de base de dados e relatório.

Artigo 15 - Na Citação obrigatória o usuário deve declarar explicitamente a infraestrutura utilizada no MackGraphe, em qualquer artigo, tese ou outro material publicado que utilize dados obtidos na realização de seu projeto. Usuários também devem cooperar no fornecimento dessas informações quando requisitadas.

 

MODELO

PT-BR

Esta pesquisa utilizou instalações do Instituto Mackenzie de Pesquisa em Grafeno e Nanotecnologias (MackGraphe). A equipe da instalação (nome da instalação) é reconhecida pela assistência durante os experimentos (números das propostas).

EN-US

This research used facilities of the MackGraphe-Center for Research in Graphene and Nanotechnology. The (names of the facilities) staff is acknowledged for the assistance during the experiments (proposal numbers).

O Instituto Mackenzie de Pesquisas em Grafeno e Nanotecnologias – MackGraphe, possui laboratório e equipamentos multiusuários com valores estabelecidos para usuários internos e externos, serviços eventuais e empresas, de acordo com seguinte política de precificação:

1. Usuários internos: professores e acadêmicos das Mantidas e Coligadas do IPM – Instituto Presbiteriano Mackenzie.

A partir da submissão dos projetos de pesquisa e aprovação pelo Comitê Gestor, os equipamentos são reservados e seu uso é contabilizado através de plataforma digital específica para esta finalidade.

As quantidades de horas de utilização apuradas pelo uso dos laboratórios e equipamentos são transformadas em valores, que são apropriados aos centros de serviços das Mantidas e Coligadas do IPM, conforme normatização interna.

Não há emissão de nota fiscal para usuários internos, sendo os valores apropriados através de registros contábeis.

2. Usuários externos de entidades públicas, IES e ICTs privadas: docentes e discentes com projetos de pesquisa em andamento

Esse grupo é beneficiado com uma tabela de preços reduzida, subsidiada pelas demais atividades desenvolvidas no MackGraphe, de forma a atender e contribuir com a comunidade científica e sociedade.

A disponibilização dos laboratórios e equipamentos obedece a um ciclo anual que envolve as etapas de submissão, análise e julgamento pelo Comitê Gestor e a execução propriamente dita das atividades de pesquisa, conforme já descrito neste documento.

Os equipamentos estão agrupados em 3 categorias ou grupos distintos, com base nos custos de utilização e manutenção. Os grupos de equipamentos têm seus custos/hora definidos pelo Comitê Gestor. A Tabela a seguir indica os grupos e os valores horários a serem cobrados. Essa tabela poderá sofrer atualizações conforme definições do Comitê Gestor.

Tabela de preços:

Grupo I

R$ 100,00 / hora

Grupo II

R$ 80,00 / hora

Grupo III

R$ 50,00 / hora

Microscópio Eletrônico de Varredura JEOL JSM-7800F

Microscópio de Força Atômica (AFM) - Dimension Icon

Microscópio Óptico Nikon Eclipse LV100ND

Corrosão por íons reativos (RIE) – Plasma Pro NGP80 – Oxford Instruments (gases utilizados no processo já inclusos no valor da hora)

Sistema de Litografia a Laser (Micro Writer ML3)

Chapa de aquecimento TE-038/2-MP

Evaporadora induzida por feixe de elétrons (E-beam evaporation)

Sistema de Litografia a Laser (Micro Writer ML3 PRO)

Deposição por Cobertura (Spin Coater) – Best Tools

Deposição de Camadas Atômicas - ALD (Atomic Layer Deposition) 410L

Tratamento de superfície por plasma - ZEPTO VERSION 2 (gases utilizados no processo já inclusos no valor da hora)

Microscópio para polarização - Eclipse LV100ND POL/DS

 

Sistema de Evaporação Térmica - UNIVEX 250 LEYBOLD

Capela em polipropileno para limpeza de amostras

 

Os valores da tabela correspondem unicamente às horas de utilização do laboratório e equipamentos, sendo adicionados a esses valores os eventuais gastos incorridos com insumos.

Após a utilização são emitidas notas fiscais dos valores apurados e os pagamentos são realizados via boleto bancário.

3. Usuários externos de empresas privadas

Para este grupo é utilizada uma tabela de preços que considera a integralidade de custos de operação, manutenção dos equipamentos e demais despesas de gestão do Instituto MackGraphe.

A partir da submissão dos projetos de pesquisa e aprovação pelo Comitê Gestor, os equipamentos são reservados e seu uso é contabilizado através de plataforma digital específica para esta finalidade.

Os equipamentos estão agrupados em 3 categorias ou grupos distintos, e os valores são definidos sob demanda de acordo com orçamento proposto pelo Comitê Gestor. Os preços podem sofrer atualizações conforme definições do Comitê Gestor.

Após a utilização são emitidas notas fiscais dos valores apurados e os pagamentos são realizados via boleto bancário.

  • Microscópio Eletrônico de Varredura JEOL JSM-7800F
  • Microscópio Óptico Nikon Eclipse LV100ND
  • Corrosão por íons reativos (RIE) – Plasma Pro NGP80 – Oxford Instruments - 2012/50259-8
  • Microscópio de Força Atômica (AFM) - Dimension Icon
  • Evaporadora induzida por feixe de elétrons (E-beam evaporation) - Fapesp 2012/50259-8
  • Deposição de Camadas Atômicas - ALD (Atomic Layer Deposition) 410L - Fapesp 2012/50259-8
  • Chapa de aquecimento TE-038/2-MP
  • Deposição por Cobertura (Spin Coater) – Best Tools
  • Sistema de Litografia a Laser (Micro Writer ML3)
  • Sistema de Litografia a Laser (Micro Writer ML3 PRO)
  • Microscópio para polarização - Eclipse LV100ND POL/DS
  • Capela em polipropileno para limpeza de amostras
  • Tratamento de superfície por plasma (ZEPTO VERSION 2)
  • Sistema de Evaporação Térmica - UNIVEX 250 LEYBOLD
  • Microscópio de alta performance para Infravermelho – Fapesp 2018/25339-4