Medicina

Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná

Compartilhe nas Redes Sociais

O Curso

A duração do curso é de 6 anos. Neste período os acadêmicos de Medicina têm diferentes cenários de aprendizado, onde acontecem aulas teóricas e práticas nos mais diversos ambientes, salas de aula, ambulatórios, Hospital Universitário Evangélico Mackenzie e em modernos laboratórios de práticas. São também campo de atividades as instalações da Secretaria Municipal e Estadual de Saúde.

O Laboratório de Habilidades e Simulação Realística da FEMPAR se destaca pela tecnologia avançada, equipamentos de robótica, recursos humanos capacitados, e pela metodologia integrada aos currículos de saúde.

É um laboratório multiprofissional e interdisciplinar, no qual os discentes recebem um aprendizado diferenciado, voltado para a vivência de situações simuladas às da realidade, que vão encontrar nos cenários de saúde, com ambiente capaz de replicar fidedignamente as situações e desafios vividos no dia a dia dos cenários de saúde.

A estrutura física possui alto grau de complexidade, a qual auxilia o desenvolvimento das habilidades práticas, cognitivas e comportamentais dos futuros profissionais, aspecto fundamental para a sua formação. O diferencial deste laboratório é a metodologia utilizada para o ensino com equipamentos tecnologicamente avançados que permitem o aprendizado eficiente em um ambiente seguro e controlado.

Este ambiente de prática é direcionado aos discentes de graduação e pós-graduação na área de saúde como também para treinamento de profissionais de saúde do HUEM e de outras instituições na área da saúde.

O Hospital Universitário Evangélico Mackenzie que tem também como mantenedor o IPM é considerado o hospital privado com maior disponibilidade de leitos para atendimento do SUS no Paraná. Com mais de um milhão e trezentas consultas anuais, mais de oitenta mil atendimentos de urgência e emergência e mais de duzentos e setenta mil consultas ambulatoriais se caracteriza como um hospital escola onde os acadêmicos participam de atividades acadêmicas curriculares e extra curriculares desde o primeiro período até as atividades de internato.

O HEUM é referência no Sistema Único de Saúde (SUS) na capital paranaense especialmente em casos de Urgência e Emergência, queimaduras e gestação de alto risco.

Atualmente, faz parte do Programa da Rede de Urgência e Emergência e Rede Cegonha do Ministério da Saúde e do Programa Mãe Paranaense do Governo Estadual. Também é o maior parceiro da Prefeitura Municipal de Curitiba, junto à Secretaria Municipal de Saúde no atendimento ao SUS da grande Curitiba e Região Metropolitana. Faz parte da rede de Hospitais Sentinela, credenciado pela ANVISA, e é um Hospital Amigo da Criança, pelo UNICEF.

A Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná mantém convênio com a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, o que possibilita que seus estudantes sejam inseridos em várias Unidades Básicas de Saúde de Curitiba. Como também das Unidade de Pronto Atendimento (UPAs). Convenio com Secretaria Estadual de Saúde, Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba – FEAES.

O estudante de Medicina da FEMPAR recebe formação generalista, holística, humanística, crítica e reflexiva, que possibilita sua atuação pautada em princípios éticos, no processo de saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção, na perspectiva da integralidade, com responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde do ser humano. Aptos a exercer a profissão com responsabilidade, pautado em princípios éticos, capazes de contribuir para o aperfeiçoamento do sistema de saúde, com as seguintes competências e habilidades gerais: atenção à saúde dos indivíduos e populações, comunicação, tomada de decisão, liderança, administração e gerenciamento em saúde e educação permanente.

Com diferentes estratégias o objetivo é atender às expectativas do mercado de trabalho por meio da formação de profissionais de qualidade, conscientes do seu papel no contexto onde estão inseridos.

O curso é fundamentado em metodologias ativas de aprendizagem que utilizam novos recursos tecnológicos educacionais, observando as novas demandas de saúde e doença da população.

Os alunos participam ainda de atividades de extensão universitária junto à comunidade de Curitiba e de outras localidades do país.

Atualmente a FEMPAR tem em seu projeto de extensão entre outros as Ligas Acadêmicas.

As ligas acadêmicas, uma estratégia extracurricular, com o objetivo de promover um aprofundamento teórico-prático das atividades aprendidas em sala de aula. A liga acadêmica é uma associação sem fins lucrativos, que busca complementar a formação do aluno. Agregando valor ao seu conhecimento permite o aprofundamento em áreas específicas do campo médico, por meio de atividades voluntárias e atendam aos princípios do tripé universitário de ensino, pesquisa e extensão. 

Os projetos de extensão criados com o intuito de articular a prática do conhecimento científico do ensino e da pesquisa com as necessidades da comunidade interage e transforma a realidade social local. 

Grupos de estudo criados a partir de interesses comum de pequenos grupos que se encontram regularmente para discutir e aprofundar no tema de forma autônoma e cooperativa. 

Também dentro da extensão realiza-se a mais de 33 anos o CONCIAM Congresso Científico de Acadêmico de Medicina da FEMPAR, o maior e mais importante evento da área médico-acadêmica de uma faculdade de Medicina, que garante aos estudantes a oportunidade de apresentar suas pesquisas e interagir com renomados professores e pesquisadores.

O programa científico é cuidadosamente elaborado visando a atualização das áreas clínicas, cirúrgicas, experimentais, saúde coletiva e de medicina de família e comunidade e também um concurso cultural. 

Entendendo a educação médica para além da graduação, a Evangélica Mackenzie conta desde 2000 com pós graduação lato sensu em todas as grandes áreas como também em diversas outras especialidades.

 Em 1994 foi instalado o Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Princípios da Cirurgia. Onde até o momento foram desenvolvidos e defendidos 289 projetos entre teses e dissertações.

A FEMPAR tem no seu corpo docente profissionais renomados da área da saúde a fim de proporcionar um curso de formação de médicos preparados para os desafios do futuro na ciência médica

 

Diferenciais da grade curricular:

  • Ênfase nas práticas de aquisição de habilidades clínicas desde o início do curso;
  • Sólida formação acadêmico-científica;
  • Integração de ciências clínicas e básicas;
  • Laboratórios de alta tecnologia com ambiente tridimensional, e equipamento de realidade virtual;
  • Ambulatório acadêmico
  • Hospital Universitário como campo de estágio desde o início das práticas clínicas

 

Diferenciais do Curso

  • Inserção desde o primeiro ano no sistema público de saúde.
  • Equilíbrio entre formação técnica e humanística, com incentivo à pesquisa científica desde o início do curso.
  • Estruturas inovadoras
  • Dois anos de internato e diversificação dos cenários de aprendizagem prática.
  • Convênio internacionais visando a internacionalização do aluno.
  • Convênio com secretarias estadual e municipal de saúde
  • Na educação médica continuada a FEMPAR possui diversas especializações médicas
  • Programa de Pós graduação stricto sensu em princípios da cirurgia Mestrado e Doutorado

 

O egresso de medicina da Faculdade Evangélica do Paraná deve dominar as seguintes competências:

Atenção à saúde: reconhecer a saúde como direito e atuar de forma a garantir a integralidade na atenção, em todos os níveis de complexidade do sistema de saúde. Estar apto a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, no contexto individual e coletivo. Atuar dentro dos padrões de qualidade e dos princípios éticos.

Tomada de decisões: tomar decisões adequadas sobre o uso (eficácia e custo-efetividade) de medicamentos, de equipamentos e de procedimentos. Para isso deve saber avaliar, sistematizar e decidir a conduta mais apropriada.

Comunicação: ser acessível e empático, mantendo a confidencialidade das informações. A comunicação envolve a fala, habilidades de escrita, leitura crítica, domínio de língua estrangeira e de tecnologia de computação.

Liderança: trabalhar em equipe e quando necessário exercer liderança com compromisso, responsabilidade, empatia e ética.

Administração e gerenciamento: estar apto a fazer o gerenciamento de pessoas e administração dos recursos físicos, materiais e de informação, podendo assumir cargos de gestão e liderança de equipes.

Educação permanente: incorporar o aprendizado constante, mantendo-se atualizado.

Promoção da saúde: promover estilos de vida saudáveis, conciliando as necessidades dos pacientes e da comunidade, atuando como agente de transformação social e cuidando também da sua própria saúde.

Compreensão dos níveis de atenção à saúde: atuar nos diferentes níveis de atendimento, diagnosticando e tratando adequadamente as principais doenças do ser humano em todas as fases do ciclo biológico, tendo como critérios à prevalência e o potencial mórbido destas, bem como a eficácia da ação médica; assegurar que essa prática seja realizada de forma integrada.

Proficiência na atuação: dominar a realização da anamnese e construção da história clínica, bem como a técnica do exame físico. Tendo competência para diagnosticar e tratar os principais problemas de saúde da população em todas as fases do ciclo biológico. Reconhecer as suas limitações e encaminhar adequadamente pacientes portadores de problemas que ultrapassem o alcance de sua formação geral e específica;  

Conhecimento do atendimento primário e emergencial: realizar procedimentos clínicos e cirúrgicos indispensáveis para o atendimento ambulatorial e para o atendimento inicial das urgências e emergências.