Fake News, o novo espetáculo

07.04.201717h19 João Pedro Piragibe, Mestre em Educação, Arte e História da Cultura

Compartilhe nas Redes Sociais

Fake News, o novo espetáculo

A descrença na imprensa e a descentralização da produção do conteúdo permitiram que o novo protagonista, o produtor de conteúdo, distribuísse por meio de novas tecnologias e canais de informação sem os cuidados jornalísticos e os processos de apuração de notícias. Uma grande quantidade de informação é lançada na rede sem a preocupação quanto à qualidade da informação. A mídia, ao assumir a postura de adjetivar uma informação, abre mão da imparcialidade - que é a principal função da imprensa e permite a sociedade distorcer a realidade.

Guy Debord em “Sociedade do Espetáculo” levanta discussão quanto ao problema do envolvimento da sociedade em assuntos polêmicos, emocionais e tendenciosos. Questão encontrada rapidamente em sites fakes como: http://recordnews.co, com um contador lateral de quantas pessoas foram enganadas pela falta de apuração e veracidade da notícia, o engraçado é o fator viral do espetáculo, motivado ao esperado resultado final como um grande fechar de cortinas e a mágica perfeita. O indivíduo perdeu sua referência de imprensa imparcial e acredita não haver necessidade ou diferença em um material jornalisticamente desenvolvido. Parte disso, como um dos exemplos no Brasil, a criação da Mídia Ninja foi resultado da insatisfação popular em relação aos veículos tradicionais de informação. Abertura que rompeu com parte da hegemonia da informação, mas que também não garantiu que esses caminhos sigam em total compromisso a verdade e de forma imparcial.

Entre os casos recentes do tema FAKENEWS, a discussão em rede internacional no caso Donald Trump envolvendo o canal CNN. O discurso pode ser encontrado aqui e o presidente dos Estados Unidos se posiciona após a divulgação de uma notícia falsa.

O tema FAKENEWS, revive uma antiga discussão sobre a obrigatoriedade do diploma de jornalista, que questiono neste momento, que danos este período facultativo para a formação jornalística e os cuidados com a apuração podem ter gerado a sociedade.