Linguagem, uso e gramática: da vivência à teorização

Linguagem, uso e gramática: da vivência à teorização

LançamentosLínguas e LinguísticaLetras Mackenzie

Marize Hattnher, Taísa Oliveira e André Coneglian

 

 


Clique aqui para ler um trecho do livro.

Se há um percurso de análise evidentemente produtivo é aquele que coloca a centralidade do uso linguístico como norteador de qualquer consideração que se faça sobre a linguagem. É partindo desse princípio que vários pesquisadores se reúnem nesta obra de homenagem à Maria Helena de Moura Neves, renomada linguista e pesquisadora brasileira. No intuito de revisitar a obra da homenageada, Linguagem, uso e gramática: da vivência à teorização apresenta um amplo conjunto de análises que tratam de aspectos multifacetados da língua e da produção linguística. Os capítulos deste livro exploram de que modo levar o uso da linguagem como fio condutor da análise linguística de diferentes temas em filiações teóricas diversas. Assentam-se, assim, sobre a centralidade da gramática e do uso na investigação da linguagem, invocando a realidade que importa a toda obra de Neves. Este livro se encerra com o depoimento de três pesquisadores que, para além da importância das contribuições de Neves à linguística brasileira, destacam a forma afetuosa e generosa com que a homenageada construiu seu caminho pelas vivências da língua e da linguística.
Linguagem, uso e gramática: da vivência à teorização é uma obra voltada a pesquisadores, acadêmicos e demais interessados nos estudos de linguística, em especial aqueles que tomam a gramática e o uso como foco.
Falar de Maria Helena de Moura Neves não é tarefa fácil. Dada a grandiosidade e a profundidade de sua contribuição à linguística brasileira, revisitar a vastidão de sua obra compartilhada em tantos ensinamentos é, outra vez, cair-se de encantamentos.

Ano: 2022

ISBN: 978-65-5545-779-7

Dimensões: 16 x 23 cm

Qtd. páginas: 348

Compartilhe nas Redes Sociais