
29.07.2025 - EM Eventos
Como a auditoria interna pode se reinventar diante das novas tecnologias, transformações regulatórias e exigências éticas do mundo corporativo? Essa será a principal reflexão da palestra O Futuro da Auditoria Interna, que integra a programação do Seminário Mackenzie de Auditoria Interna e Integridade, promovido pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), no dia 14 de agosto, no campus Higienópolis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).
O painel contará com a participação de Adriano Teixeira, Head de Auditoria em Instituição Financeira e professor do Mackenzie, e Helena de Schueler, advogada e oficial de compliance, que trarão experiências práticas e reflexões estratégicas sobre o papel da auditoria no atual cenário corporativo.
Para o professor Adriano, a atuação do auditor precisa evoluir junto com a digitalização dos processos e a sofisticação dos riscos. “As mudanças nas relações entre clientes e empresas, com jornadas cada vez mais digitais, abrem espaço para novos negócios, mas também novos riscos. Isso exige uma rápida adaptação das instituições e dos profissionais da área”, explica.
Segundo ele, o auditor do futuro deve reunir competências técnicas e comportamentais, indo além do domínio tradicional de finanças e contabilidade. “Hoje, é essencial ter conhecimento em riscos, tecnologia da informação, ciência de dados e acesso a ferramentas tecnológicas que avaliem a efetividade dos controles. Além disso, habilidades como comunicação, equilíbrio emocional, julgamento e liderança são cada vez mais valorizadas”, afirma.
Outro ponto central da palestra será a discussão sobre os desafios éticos e regulatórios enfrentados pelas instituições, especialmente no setor financeiro. De acordo com o professor mackenzista, o investimento em capacitação e tecnologia tem sido fundamental para lidar com a complexidade das operações e garantir a conformidade. “É imprescindível que áreas como compliance, riscos, controles internos e auditoria atuem de forma integrada e complementar. Essa abordagem conjunta proporciona maior robustez aos sistemas de controle das organizações”, destaca o especialista.
A palestra faz parte da programação do seminário, que conta ainda com painéis sobre governança, integridade e o papel estratégico da auditoria interna na prevenção de fraudes e no fortalecimento da ética organizacional. O evento tem apoio do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e do Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA), e é indicado para profissionais das áreas de auditoria, compliance, riscos, conselhos e estudantes.
A programação completa e o link para inscrições, estão disponíveis aqui.






