Clube de finanças: conheça o projeto do Colégio Mackenzie SP para educação financeira

Compartilhe nas Redes Sociais
Iniciativa busca formar cidadãos conscientes e antenados no mundo econômico

04.09.2025 - EM

Comunicação - Marketing Mackenzie


O Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) São Paulo acaba de lançar o Clube de Finanças, um programa que amplia as práticas de educação financeira já realizadas em sala de aula e acompanha os alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais até o Ensino Médio. 

O objetivo do projeto é  formar jovens preparados para lidar com os desafios econômicos do presente e para tomar decisões conscientes no futuro. Desde cedo, os estudantes aprendem a compreender conceitos como receita, despesa, poupança e investimento, construindo uma base sólida de educação financeira.

A iniciativa é dividida em três partes: a primeira é voltada para alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, o clube de finanças kids. “Falar sobre dinheiro com as crianças pode ser um desafio, mas acreditamos que, quanto mais cedo abordarmos esse tema de forma adequada e lúdica, mais preparadas elas estarão para lidar com questões financeiras complexas no futuro”, afirmou a orientadora pedagógica dos Anos Iniciais, Adriana Cicca.

As professoras Carolina L. Cunha e Talita do V. Francisco, que coordenam as atividades, destacaram o entusiasmo dos estudantes em relação ao novo projeto. “Eles participam ativamente das propostas e já conseguimos perceber mudanças no comportamento: estão aplicando no dia a dia noções de consumo consciente e responsabilidade com os recursos”, pontuaram. 

A segunda etapa, que vai do 6º ao 9º ano, avança para temas mais complexos.  Com os conhecimentos adquiridos nos anos iniciais, os alunos começam a pensar sobre o planejamento a médio e longo prazo, para compreender que o dinheiro pode ser um aliado para a conquista de sonhos. 

Nessa etapa, os estudantes passam a explorar o papel do Banco Central, o funcionamento da Bolsa de Valores e os impactos da taxa Selic na economia. Além disso, também é desenvolvido uma visão mais ampla do mercado, abordando os produtos de renda fixa e variável. 

Também é incluída uma preparação para a Olimpíada do Tesouro Direto e Educação Financeira (OLITEF), na qual os participantes aplicam seus conhecimentos em situações que exigem raciocínio lógico, análise crítica e tomada de decisões responsáveis.

De acordo com os professores William K. Fungii e Pedro O. M. Cera, responsáveis pelo clube nos Anos Finais, o engajamento tem sido notável. “Os estudantes se envolvem tanto nas dinâmicas e jogos quanto nos estudos teóricos sobre investimentos. A resposta tem sido extremamente positiva”, afirmaram. 

E por fim, a etapa vivência no mercado, para os alunos do Ensino Médio, em que os jovens são trazidos para mais perto da realidade do mercado financeiro, mesclando teoria e experiências práticas. Eles passam a analisar fundos imobiliários e suas aplicações, estudam e aplicam títulos de renda fixa, como Tesouro Direto e CDBs, acompanham o mercado de ações e suas oscilações e simulam operações de compra de cotas, ações e títulos, em um ambiente orientado educativo. 

“Esse contato direto proporciona não apenas o domínio técnico, mas também o desenvolvimento de competências essenciais, como a avaliação de riscos, a elaboração de estratégias e a tomada de decisões conscientes", afirmou o professor William Febronio de Mattos, responsável pelo clube no Ensino Médio.

O Clube de Finanças do CPM São Paulo, ao longo do percurso escolar, busca cultivar valores, disciplina, responsabilidade e visão de mundo, fortalecendo a capacidade dos alunos de se tornarem cidadãos éticos, críticos e preparados para a vida em sociedade, refletindo que o uso dos recursos não deve visar apenas o enriquecimento pessoal, mas também o bem-estar da comunidade, refletindo os princípios de mordomia e solidariedade.

Com essa iniciativa, o CPM São Paulo reafirma sua missão de oferecer uma educação integral, que une excelência acadêmica e formação humana, preparando cada estudante para o sucesso pessoal e profissional em um mundo cada vez mais dinâmico e desafiador.