Ministério da Infraestrutura visita Laboratórios de Engenharia Civil da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília

Compartilhe nas Redes Sociais
Seis pessoas, entre homens e mulheres, todos usando máscaras, posam para foto em um jardim de gramado verde ao lado da placa que diz, "Laboratório de Engenharia"
Acompanhados do presidente do IPM, José Inácio Ramos, o secretário-executivo da pasta, Marcelo Sampaio, e o secretário-executivo adjunto, Felipe Queiroz, visitaram a estrutura laboratorial do curso de Engenharia Civil

23.04.2021 Atualidades


O secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, e o secretário-executivo adjunto, Felipe Queiroz, visitaram o campus da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB), na última sexta-feira 16 de abril, para conhecer os Laboratórios de Engenharia Civil da instituição. As instalações vêm chamando a atenção do Poder Público e da iniciativa privada, nos últimos meses, devido, especialmente, à estrutura tecnológica de ponta para pesquisa e desenvolvimento. Os secretários foram apresentados aos projetos da Faculdade para os próximos anos, em uma reunião que antecedeu o circuito pelo campus, com a presença do presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), José Inácio Ramos; do diretor geral do Mackenzie Brasília, Walter Eustáquio Ribeiro; da coordenadora Acadêmica da FPMB, Virgínia Aguiar; da coordenadora do curso de Engenharia Civil, Neusa Mota; e do professor Vinícius Domingues. O circuito pela unidade foi iniciado após a conversa.

“Nós já conhecíamos a excelência de ensino da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, e, em Brasília, sabemos da importância de termos uma Faculdade nos mesmos moldes. O curso de Engenharia Civil é muito bem-vindo ao Centro-Oeste, e o Ministério da Infraestrutura conta com os estudantes que serão formados na FPMB, dentro da estrutura da pasta e também em outros setores do governo. Precisamos de pessoas que tenham o conhecimento técnico de excelência e os valores transmitidos pela instituição”, disse o secretário.

A comitiva observou de perto os equipamentos de última geração do curso de Engenharia Civil, nos Laboratórios de Geotecnia, de Materiais de Construção, de Topografia, de Hidráulica, de Física e de Química. O grupo também passou por outros ambientes da FPMB, como as salas de aula, a biblioteca e a sala dos professores.

Esta é a segunda vez, em pouco mais de 30 dias, que uma autoridade pública vai à Faculdade. Em março, a instituição recebeu o Secretário de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal (DF), Luciano Carvalho. O Governo do Distrito Federal (GDF) e a FPMB estão próximos de formalizar uma parceria importante. Os objetivos centrais são a troca de conhecimentos técnico-científicos, a capacitação de profissionais da Secretaria e a prestação de serviços laboratoriais para assistência técnica às obras do Distrito Federal. Atualmente, a FPMB está fazendo o controle tecnológico de um dos principais empreendimentos do DF, o Túnel de Taguatinga - Região Administrativa localizada a 21 km de Brasília -,  em parceria com o Consórcio Supervisor Future ATP Prisma.

“A força da marca Mackenzie está alcançando outras regiões do Brasil, como Brasília. Nosso potencial técnico, nos laboratórios, e o nível de capacitação dos nossos profissionais nos posicionam em condição de atender a projetos na administração pública e também do setor privado. Antes de qualquer concorrência, todavia, queremos apresentar a nossa estrutura e reafirmar os nossos compromissos, especialmente com a formação profissional de excelência, com a qual estamos comprometidos há 150 anos”, acrescentou o presidente do IPM, José Inácio Ramos.

"Uma parceria com o Ministério da Infraestrutura é muito importante para o Mackenzie. A pasta tem função ímpar na estrutura pública do país, especialmente por tratar dos nossos portos, aeroportos, ferrovias e rodovias, incluindo o desafio de transportar as nossas commodities aos seus destinos com mais segurança e eficácia", concluiu o diretor geral do Mackenzie Brasília, Walter Eustáquio Ribeiro.