
20.08.2025 Universidade
O curso de Nutrição, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), realizou nesta terça-feira, 19 de agosto, a Aula Inaugural com o tema Da formação à ação: como empreender e se destacar no consultório de nutrição, com a participação das nutricionistas proprietárias da CliNutri, Anne Caroline Pegorelli e Thaís Barca.
Formandas da turma de 2012 de Nutrição da UPM, Anne Caroline e Thaís compartilharam com os alunos o passo a passo de suas trajetórias profissionais até o momento em que decidiram empreender com o consultório, que hoje possui duas unidades na cidade de São Paulo. A CliNutri foi criada por Thaís, em 2015, e a segunda unidade, que tem Anne Caroline como sócia, foi inaugurada em 2022.
“Empreender dá muito medo, você não sabe o que te espera, quanto será gasto e quanto de dinheiro entrará. Para quem pensa em empreender, é importante saber aonde quer chegar e, principalmente, quem irá te acompanhar”, disse a nutricionista Anne Caroline.
Mas, afinal, o que é preciso para abrir o próprio consultório? Vocação e propósito; recursos financeiros – investimento inicial, custos fixos, ter uma reserva de dinheiro –; aspectos legais – abrir o CNPJ, alvarás –; infraestrutura; experiência e capacitação; marketing e posicionamento de marca; e captação e fidelização de pacientes são os principais pontos necessários para nutricionistas.
“O retorno financeiro demora mais ou menos um ano”, detalhou Thaís, por isso, os principais pontos de atenção são o propósito para atender, a revisão das finanças e a proatividade para fidelizar os pacientes. “Nós temos a rotina como nutricionistas mais a rotina como empreendedoras”, finalizou anutricionista Thaís.
Durante a abertura do Aula Inaugural, o diretor do CCBS, Jan Carlo Delorenzi, falou para os alunos sobre a excelência do curso de Nutrição do Mackenzie. “Vocês têm a oportunidade de estar dentre os melhores cursos de Nutrição do Brasil. O resultado disso é poder trazer antigos alunos para palestrar sobre a passagem de estudante para profissional, de estudante para empreendedor”, pontuou o diretor.









