Começa a 3ª Semana Acadêmica do CCBS

Compartilhe nas Redes Sociais
Palestra de abertura abordou as aplicações da nanotecnologia na área da saúde

22.05.2025 Universidade

Camila Lippi


O Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realizou nesta segunda-feira, 19 de maio, a abertura da 3ª Semana Acadêmica, evento que trata sobre assuntos atuais e relevantes da área da saúde, e que neste ano tem como tema central Ciências da Vida: Inovações Tecnológicas.

A palestra inaugural foi ministrada pelo coordenador de extensão da Escola de Engenharia (EE) da UPM e coordenador nacional da Olimpíada Nacional de Nanotecnologia (ONANO), professor Delmárcio Gomes, que falou sobre como a nanotecnologia é aplicada em diferentes campos da saúde. 

Segundo o professor, “um nano é uma dimensão submicrométrica, abaixo de um micro (1 μm), e um prefixo que se refere à medida, então nanotecnologia é uma evolução da microtecnologia”, ou seja, a matéria é manipulada em nível atômico e molecular, o que permite o desenvolvimento e aplicações de materiais com propriedades inovadoras. 

Para o diretor do CCBS, professor Jan Carlo Delorenzi, embora independentes, cada um dos sete cursos - Ciências Biológicas, Psicologia, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Gastronomia e Medicina - faz parte de uma unidade acadêmica que se preocupa com a vida. “O nosso trabalho e foco de estudo é a vida, desde a microscópica célula até o desenvolvimento de medicamentos, cirurgias e tratamentos”, afirmou. 

O reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, disse que a Semana Acadêmica é a “representação de todos os cursos de graduação da unidade para integrar discussões permeantes, que interessam todos da área da saúde e que contribuem para a formação dos alunos”. 

Estiveram presentes o pró-reitor de Extensão e Cultura, Cleverson Pereira de Almeida; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira; e o capelão universitário, reverendo Rickson Roque, representando o chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro. 

A Semana Acadêmica do CCBS vai até sexta-feira, dia 23, com uma programação especial para cada curso. 

Conheça as aplicações apresentadas pelo professor Delmárcio para cada um dos cursos do CCBS 

Medicina – Teranóstica 

Uso de nanocarregadores para diagnosticar e monitorar uma condição patológica do paciente fornecendo, simultaneamente, um tratamento. 

“Ao criar uma nanopartícula e funcionalizá-la com anticorpos, há uma especificidade. Se colocada no corpo, a nanopartícula mostra onde está o tumor. No caso da nanopartícula de ouro, funcionalizada com anticorpos, ela é capaz de localizar a célula tumoral e, na hora que há o reconhecimento, antígeno e anticorpo, a célula tumoral internaliza a nanopartícula e, a partir desse momento, começa a terapia”. 

Farmácia - Encapsulamento de Ativos 

Formatar o interior da cápsula para preservar o fármaco, ou seja, o ativo do medicamento 

“Quando é feito o nanoencapsulamento dos principais ativos estudados na área da Farmácia, as vantagens são a melhora da estabilidade física e química dos ativos; minimização dos efeitos colaterais; redução da toxicidade; diminuição no número de doses e aplicações, por conta do efeito slow release, que é a manutenção da concentração do tratamento. Tudo isso acontece porque a nanocápsula vai se degradando e, automaticamente, liberando o princípio ativo no organismo”. 

Fisioterapia - Pele Eletrônica 

Dispositivos conectados à pele que criam um circuito e monitoram as respostas relacionadas à respiração, pulso, temperatura e demais informações do corpo. 

Biologia – Pele do Tubarão 

Uso da nanotecnologia a partir de inspiração na natureza. 

“O tubarão tem uma pele que impede o acúmulo de algas e bactérias e, instigado a pele, percebeu-se que ele tem dentículos que estão espaçados uns dos outros, e esse espaçamento impede que uma colônia de bactérias se espalhe, então é uma pele antimicrobiana. A partir disso, há um adesivo feito para ser colocado em maçanetas de hospital, dificultando a proliferação de bactérias”. 

Gastronomia e Nutrição - Embalagens Inteligentes 

As embalagens inteligentes otimizam os processos de compra. 

“O sensor é aplicado em qualquer embalagem de alimento e, a partir dos compósitos orgânicos voláteis emitidos pela fruta em seu processo de maturação, o sensor muda de cor, então o consumidor sabe se está comprando, por exemplo, uma pêra mais firme sem tocar na fruta, somente utilizando o nanosensor na parte interna da embalagem”. 

Psicologia 

“A nanotecnologia pode ser uma aliada no bem-estar e na saúde. A psicologia pode se beneficiar desses avanços tecnológicos, é claro que a área necessita de uma relação humana e estar com o paciente, mas de alguma maneira, os avanços tecnológicos fazem sentido. Temos neuroimagens com nanopartículas magnéticas, estimulação cerebral por nanodispositivos”.