Universidade

UPM celebra reconhecimento e fortalecimento da pesquisa em seus programas stricto sensu

Evento comemorou a classificação que mantém a Universidade como referência de pesquisa 

12.02.202612h09 Thaís Rabelo, sob supervisão de Nicolly Alves

Compartilhe nas Redes Sociais

UPM celebra reconhecimento e fortalecimento da pesquisa em seus programas stricto sensu

No dia 5 de fevereiro, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) comemorou, junto aos colaboradores dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, a conquista de sete notas de excelência no quadriênio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Desse total, quatro programas de mestrado e doutorado receberam a nota máxima, reafirmando a excelência acadêmica da instituição.

“Nós estamos aqui reunidos para parabenizá-los e incentivá-los a fazer o que eles já fazem muito bem”, disse Marco Tullio de Castro Vasconcelos, reitor da UPM, ao destacar a importância de cada profissional que se dedica à excelência desse trabalho.

Os programas que obtiveram nota 7 passaram a integrar o Programa de Excelência Acadêmica (PROEX), responsável pelo fomento ao Stricto Sensu. “Para chegarmos a essa conquista, hoje o Mackenzie tem 50% dos programas de pós-graduação como excelência. Realmente é um feito histórico que temos que comemorar”, ressaltou a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Cristina Trigueiro.

O evento contou ainda com uma breve abertura institucional apresentada pelo reitor da UPM, e com saudações do presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Rev. Cid Caldas; e do chanceler do Mackenzie, Rev. Robinson Grangeiro Monteiro. “Hoje a pesquisa é um dado da cultura do Mackenzie”, contou Grangeiro.

A coordenadora de Pós-Graduação Stricto Sensu, Regina Brito, explicou que a celebração não está apenas na nota final, mas em um conjunto de fatores. “A grandeza desse momento não é só a pesquisa, mas é tudo que está junto a ela: uma docência de excelência e atividades de extensão ligadas à docência e à pesquisa de excelência. Isso traz uma repercussão internacional, assim como um grande valor do ponto de vista da nacionalização do conhecimento”, afirmou.

Entre os pontos destacados durante a cerimônia, esteve a responsabilidade que se tem a partir dessa conquista: “quando se produz excelência, você é cobrado por excelência”, expressou o presidente do IPM, frisando o compromisso assumido a partir do novo patamar alcançado.

Realizada no auditório Escola Americana, campus Higienópolis, a cerimônia representa um marco para a Universidade, tornando-a referência no desenvolvimento do conhecimento e da pesquisa.