Universidade

Por que jornalistas e comunicadores devem fazer uma pós-graduação?

Cursos de especialização do Mackenzie estão com inscrições abertas

21.07.202311h08 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Por que jornalistas e comunicadores devem fazer uma pós-graduação?

Fazer um curso na área de Comunicação sempre oferece muitas possibilidades de atuação no mercado de trabalho. Se o profissional escolheu a área de jornalismo, são muitos caminhos a percorrer, basta pensar nas editorias de uma redação: economia, política, esportes, moda e beleza, internacional e muitas outras. 

Nos tempos atuais, o jornalista não pode ignorar a possibilidade de atuar em segmentos do setor de negócios, em empresas públicas ou privadas, para atuar com comunicação interna, comunicação integrada, relações públicas, produção de conteúdo, redação de roteiros e marketing, e muito mais.

Enfim, são muitas possibilidades de carreira que a área oferece. 

Nessa infinidade de opções, muitas vezes pode-se ficar desorientado quanto a qual caminho seguir. Ou ainda, se você está há tempos no mercado de trabalho, pode estar pensando em seguir uma nova possibilidade e habilidades. Para tudo isso, uma ótima resposta é fazer uma pós-graduação lato sensu.

Com um curso desse tipo, você se torna especialista em uma área específica dentro do campo da comunicação, ampliando seus horizontes de atuação e estando mais apto para atuar dentro de um nicho específico da comunicação. Além disso, o jornalista pode ampliar sua rede de contatos, acrescentando peso ao currículo e, assim, tornando-se mais capaz de conseguir uma vaga na área buscada.

Listamos alguns motivos para você, jornalista, fazer uma pós-graduação:

- Ampliação dos conhecimentos

Com um curso lato sensu você voltará a estudar, e o mercado de trabalho vê com ótimos olhos a atualização constante, que é um diferencial.

- Especialização

Mesmo que a especialização seja dentro da área de comunicação, o curso sempre terá uma área específica. Isso significa que o profissional sairá do curso especialista em um assunto, pois se aprofundará nos aspectos fundamentais de determinado tema.

- Networking

Ao fazer o curso, você estará em uma sala de aula repleta de colegas da área, entre alunos e professores que trabalham em instituições diversas. Isso significa que será uma oportunidade para ampliar seus contatos, que podem contribuir para o fortalecimento da sua carreira. 

- Avanço na carreira

Com a pós-graduação, seu currículo ficará mais interessante para recrutadores, o que te ajudará na obtenção de vaga ou realocação profissional. E ainda pode te auxiliar a conseguir a tão sonhada promoção.

- Mudança de área

Fazer uma pós-graduação não se limita à área de Comunicação. Isso significa que você pode fazer qualquer curso na área que deseja e pode buscar aplicar isso à sua carreira, seja para trocar de área, seja para alterar a editoria que cobre, ou ainda para ampliar seus conhecimentos. 

Conheça o MBA em Entretenimento e Mídia

Se você se interessou em fazer uma pós-graduação em uma instituição de ensino renomada, com professores altamente capacitados e uma infraestrutura moderna, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) está com inscrições para os cursos lato sensu. A pós-graduação em MBA em Entretenimento e Mídia é uma das formações que está com inscrições abertas. Todas as informações estão nesse link.

O curso tem como objetivo preparar profissionais para a atuação com comunicação e marketing no mercado do Entretenimento, capacitando-os a desenvolver projetos e negócios inovadores, bem como a produzir e promover conteúdo para patrocinadores e seu público-alvo.

A grade curricular foi montada pensando em apresentar o entretenimento como um ativo fundamental para o mundo dos negócios, a amplitude desse mercado, bem como as relações macro-ambientais e as informações estratégicas para a tomada de decisões nesta área. O profissional se tornará apto a compreender a teia que envolve segmentos variados da cultura, do lazer, das mídias e das tecnologias, e seu papel para fundamentar projetos e conectar setores estratégicos para negócios inovadores.

A formação é uma ótima oportunidade para que jornalistas e comunicadores possam compreender o funcionamento de aparatos culturais e ainda ampliar os conhecimentos da área de marketing.

Se interessou pelo curso? Faça agora mesmo sua inscrição. Basta clicar aqui. Tem interesse nessas e outras formações? Então confira a página da pós da UPM