O Grande Enriquecimento

"Nossos queridos amigos de extrema esquerda que admiram Cuba, Coréia do Norte e Venezuela resistem firmemente aos tristes fatos da economia política. Eles resistem à história real em favor das reivindicações teóricas do materialismo histórico. No entanto, os fatos resultaram da seguinte maneira: o estatismo no geral empobrece. O liberalismo, em geral, enriquece."

20.08.202015h12 Deirdre Nansen McCloskey

Compartilhe nas Redes Sociais

O Grande Enriquecimento

A Grande Recessão de 2008, e agora a Gigante Recessão, pode distraí-lo do maior acontecimento histórico de nossos tempos: o Grande Enriquecimento (The Great Enrichment), de 1800 até o presente. Mas, ao tentarmos reanimar ou reiniciar a economia atingida por falhas do governo, precisamos ter em mente o que foi ganho até aqui.

Como mais de um historiador apontou, os pobres nos Estados Unidos e em outros países desenvolvidos vivem melhor do que os monarcas europeus do século XVIII. Hoje, supermercados e outras lojas são abastecidos com uma variedade cada vez maior de mercadorias, o tempo de vida útil é prolongado por décadas e (apenas nos últimos 40 anos) bilhões de pessoas são retiradas da pobreza. Essas são apenas algumas das incríveis conquistas que surgiram como resultado do Grande Enriquecimento, um florescimento de oportunidades e crescimento econômico sem paralelo na história da humanidade.

Mas essa economia moderna enriquecida não é um produto do planejamento ou coerção do Estado. Em vez disso, surgiu como resultado das felizes chances de uma mudança na retórica política e social no noroeste da Europa de 1517 a 1789. As pessoas - pessoas comuns, os "hobbits do Condado" e não os onipotentes guerreiros de longe - começaram a se perceber sob uma luz nova e digna. Talvez o mais crucial seja que eles passaram a sentir que seus empreendimentos artesanais e comerciais eram cada vez mais apreciados socialmente. Por isto, sentiram-se autorizados a "tentar", como dizem os britânicos, e passaram a inovar em grande escala.

Se for estatista, você responderá com confiança - e até com indignação - que, pelo contrário, foi o Estado que nos tornou grandes e ricos. Não, não foi. É verdade que o grande enriquecimento da economia ocorreu aproximadamente ao mesmo tempo em que o Estado-nação surgiu na Europa, mas eles e suas subsidiárias locais obstruíram principalmente a inovação em auxílio aos interesses existentes. É claro que eles também financiaram a inovação ocasionalmente, embora muitas vezes prematuramente e geralmente também em favor dos interesses existentes contra o interesse público ou mesmo obstruíram a inovação, novamente em favor dos interesses existentes. Assim, por exemplo, o Conselho da Cidade de St. Louis, em auxílio às companhias de ferry existentes, onerou a construção surpreendentemente inovadora da East Bridge através do Mississippi em 1874 pela Illinois e St. Louis Bridge Company. E assim por diante, em milhares e milhares de instâncias.

Nossos queridos amigos de extrema esquerda que admiram Cuba, Coréia do Norte e Venezuela resistem firmemente aos tristes fatos da economia política. Eles resistem à história real em favor das reivindicações teóricas do materialismo histórico. No entanto, os fatos resultaram da seguinte maneira: o estatismo no geral empobrece. O liberalismo, em geral, enriquece.

Dois séculos atrás, uma política totalmente nova nasceu. De início, no século 18, a princípio exclusivamente no noroeste da Europa e suas ramificações, a nova filosofia do liberalismo começou a falar com seriedade no igualitarismo político e no empoderamento dos adultos. Foi um resultado curioso de uma longa série de acidentes libertadores, incluindo as 95 teses de Lutero em 1517, a Revolta Holandesa em 1568, a Guerra Civil Inglesa de 1642 e as revoluções inglesa, americana e francesa de 1688, 1776 e 1789, respectivamente.

A palavra "liberal" deriva do latim liber, que significa - segundo o Dicionário de Latim Oxford - "possuir o status social e legal de um homem livre (como oposto ao de escravo)”. Sob o liberalismo verdadeiro, nenhum adulto ou criança deve ser tratado como escravo – pelo menos em teoria, uma teoria lenta e desigualmente implementada. No século 19, um europeu perguntou a um americano livre quem era seu mestre. Ele respondeu: “Ele ainda não nasceu”.

Em 1935, o poeta negro Langston Hughes, reconhecidamente não liberal do século XIX, expressou bem o núcleo do liberalismo:

 

“O, let America be America again— 

The land that never has been yet— 

And yet must be—the land where every man is free.

 

O liberalismo floresceu nos 75 anos após 1776 - tanto da teoria liberal, com ilustrações factuais, publicadas em 9 de março daquele famoso ano, Uma investigação sobre a natureza e as causas da riqueza das nações, quanto das conseqüências práticas da alta retórica, publicada em 4 de julho, escrita por um proprietário de escravos nas linhas de abertura da Declaração de Independência. Tais idéias levaram gradualmente em mais e mais lugares à libertação de um eleitorado reformado: liberdade na Grã-Bretanha e nos EUA para melhoradores e empreendedores; depois liberdade para católicos, judeus e outros não-conformistas; depois libertou escravos no Império Britânico e servos na Rússia distante; e então gradualmente outros, como mulheres, homens pobres, imigrantes e súditos imperiais (...). Foi dito que, no século XVIII, os reis tinham direitos e as mulheres não; agora é o contrário.

As emancipações muitas vezes estavam confinadas à economia, como na Alemanha de Bismarck ou na China desde 1978. O povo sacrificou sua liberdade política mais ou menos alegremente em troca de sua liberdade econômica. Nos melhores casos, como a Itália liberal e unificada antes da era fascista ou o Chile através de mais de sua história do que muitos imaginam, e especialmente no coração do liberalismo na Anglosfera, a emancipação foi alcançada tanto na economia quanto na política.

A emancipação, por mais parcial que tenha sido, depois de 1800 causou um tsunami de inovações, ainda lavando o mundo. As explicações usuais para o tsunami estão erradas. Não foi o comércio exterior expandido, o capital acumulado, as obras públicas esplêndidas, a exploração de escravos e trabalhadores, ou mesmo a alta ciência nos últimos dois séculos que causou o que só pode ser chamado de "Grande Enriquecimento". O enriquecimento excedeu em muito o frequentemente elogiado (ou condenado), mas, na verdade, de certa forma rotineiro, a Revolução Industrial (1760-1860).

Se o enriquecimento cessasse em 1860, o mundo ainda seria miseravelmente pobre. Em 1844, uma autoridade francesa relatou aos vinhedos da Borgonha que, durante o inverno "esses homens vigorosos passarão seus dias na cama, juntando seus corpos firmemente para se aquecer e comer menos comida". No entanto, notavelmente, o enriquecimento não cessou, mas redobrou, redobrou e redobrou novamente.

O Grande Enriquecimento veio da engenhosidade humana emancipada. As pessoas comuns, encorajadas pelo liberalismo, se aventuravam em projetos extraordinários - o cronômetro marinho, a criação seletiva de sementes de algodão, a serra de fita, uma nova química - ou simplesmente se aventuravam ousadamente a um novo emprego, o Novo Mundo, ou indo para o oeste, jovem. . E, crucialmente, os ousados ​​aventureiros, paralelamente às liberações na ciência, na música e na exploração geográfica, passaram a ser tolerados e até elogiados pelo resto da sociedade, primeiro na Holanda no século XVII e depois na Grã-Bretanha no século XVIII. As ideias éticas sobre outras pessoas mudaram - por razões que podemos traçar até os acidentes liberais dos dois séculos desde 1789 no noroeste da Europa - e causaram o mundo moderno.

As novidades assim encorajadas pelo liberalismo começaram a elevar os padrões de vida, inicialmente dobrando na Grã-Bretanha entre 1760 e 1860 e, finalmente, elevando a Grã-Bretanha e o mundo a um nível nunca visto ou antecipado. Você perguntará, sendo um cético adequado, que nível "nunca foi visto ou antecipado?" Respondemos, juntamente com todos os estudantes competentes, ao Grande Enriquecimento, de 1800 até o presente, elevando a renda real em um número rapidamente crescente de países por um fator de 10, 30 ou 100. E, ao contrário dos duendes atuais descritos em TV e jornais, e chamando il populo de armas, não mostra sinais de desaceleração em todo o mundo. Foi e é impressionante.

Não é um fator de 1,5 ou 2,0, entenda - nem 50% ou 100%, o que já havia acontecido antes, aqui e ali, como na clássica Revolução Industrial. As "eflorescências" anteriores, como o sociólogo histórico Jack Goldstone os chama, sempre voltaram à miserável base de 1,0. A base em 1800 em todo o mundo era, expressa nos preços atuais, uns terríveis US $ 2 ou US $ 3 por pessoa por dia, que tinham sido o destino humano e malthusiano desde as cavernas. Imagine morar em Milão ou Chicago com US $ 3 por dia. No Sudão e no Equador, muitos ainda o fazem.

No entanto, agora em lugares como a Finlândia ou o Japão, as pessoas outrora indescritivelmente pobres ganham e consomem, pelos mesmos preços, US $ 100 por dia ou mais. O aumento nas nações liberais foi de pelo menos 3.000%, ou se alguém permite adequadamente melhorias na qualidade, como melhores remédios e melhores moradias (e, nesse caso, melhor economia), mais de 10.000%. Um fator de 100. Bondade.

E os pobres se beneficiaram mais. Um aumento de 3.000%, para não mencionar 10.000, elimina as importantes lacunas no conforto real entre camponeses e aristocratas, lacunas que antes de 1800 eram a norma. A desigualdade foi grandemente reduzida pelo liberalismo "inovador" (a palavra é muito mais direta do que a palavra extremamente enganadora "capitalismo"). A mulher rica ganhou outra pulseira de diamantes. A pobre mulher comeu o suficiente.

Em 1800, no norte da Europa, apenas pessoas ricas podiam comer laranjas, cultivadas nas laranjeiras bem estabelecidas nas estufas de suas amplas casas. Agora, laranjas aparecem nas mesas dos pobres e o escorbuto é banido. Metade da renda nacional na Europa medieval foi destinada a proprietários de terras.  Ao contrário dos pessimismos recentes, de Thomas Piketty a Robert Gordon, com seu incentivo a políticas e pânico estatista e populista, o crescimento continuará. Nos próximos meio século, mais ou menos, o inovação liberal - e não o planejamento estatal - oferece lances justos para levantar os miseráveis ​​da terra.

Cortesia do Maddison Project, aqui estão os números resumidos para alguns lugares representativos, sobre os quais todos os estudantes da matéria concordam, com os fatores de crescimento nos últimos dois séculos, as mudanças percentuais totais implícitas e as taxas anuais implícitas de crescimento.

 

 

Observe que, quando a média inclui municípios muito pobres, como a Coréia do Norte (ao contrário de seu irmão ao sul), o Zimbábue (anteriormente o país mais rico da África Subsaariana) ou Cuba (sem crescimento desde 1959), o aumento ainda é alto. um fator de 16,5 em todo o mundo, por si só surpreendente. Dobragens, 100% de aumento, eram raras, mas sem precedentes nos tempos antigos, como em Roma sob os imperadores Antoninos ou na China durante a dinastia Song. Mas aumentos de 1.550%, para não mencionar 4.900%, eram inéditos.

O Grande Enriquecimento é o segundo evento secular mais importante da história da humanidade. (A domesticação de animais e especialmente de plantas foi a primeira, produzindo cidades e alfabetização.) As taxas de crescimento de 1,4 e 2,0% desde 1800 parecem pequenas. Mas compostos ano após ano por mais de um século ou dois, eles foram transformadores. Algo que crescer 2% ao ano em um século aumentará em um fator de cerca de oito.

Nas atuais expectativas do Banco Mundial, o nível recente de crescimento de 2% da renda real por ano por pessoa em todo o mundo (excetuando-se a COVID-19) em algumas gerações - se o vírus, a poluição, a guerra e a tirania não interferirem - trará todos no planeta a um nível de prosperidade bem superior ao que desfrutamos agora na Europa Ocidental.

Deirdre Nansen McCloskey é uma professora Emerita de economia, história, inglês e comunicação na Universidade de Illinois em Chicago e um afiliada no programa F.A. Hayek no Mercatus Center. Ela é autora de muitos livros, incluindo “Impromptus Histórico: Notas, Revisões e Respostas sobre a Experiência Britânica e o Grande Enriquecimento (2020)” e o próximo “Deixe-me em paz e eu vou enriquecer: como o acordo burguês enriqueceu o mundo (com Art Carden)”. Seu artigo mais recente para The Bridge é um artigo sobre como a pandemia pode levar ao estatismo ou pior.
 

Tradução e organização: Matheus Campos A. Cosso B. Resende

Estudante de Economia na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Bolsista no Centro Mackenzie de Liberdade Econômica

 

Fonte: https://www.mercatus.org/bridge/commentary/great-enrichment