Momento dos Pais

Não é uma tarefa fácil escolher a escola dos filhos.

Muitos fatores fazem parte do leque que influenciam essa decisão: as condições socioeconômicas da família, a filosofia da escola, as características da criança, os valores da família, entre outros.

É preciso dedicação para conhecer ao máximo a instituição: a Missão e Visão, a Proposta Educacional, o Modelo Pedagógico, o processo de alfabetização.

Quando uma escola adota um sistema de ensino, ela endossa uma proposta educacional, um modelo de educação e metodologias já referenciados e desenvolvidos por educadores.

As escolas que adotam os Sistemas de Ensino Mackenzie endossam o trabalho em educação realizado há mais de cem anos pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie (para conhecer mais do Instituto Presbiteriano Mackenzie,clique aqui – Visão e Missão).

Os Sistemas de Ensino Mackenzie têm uma Proposta Educacional e Modelo Pedagógico  próprios. Também defendemos o trabalho com o Método Fônico no processo de alfabetização.

Para que nossas escolas parceiras estejam alinhadas com toda a nossa proposta educacional, promovemos, anualmente, encontros de nossa equipe pedagógica com as equipes de nossas escolas parceiras.

Nesses encontros e no apoio pedagógico, alinhamos com as equipes a didática, ou seja, a maneira de ensinar e aprender que, a nosso ver, é a mais apropriada. Para dar suporte às práticas educacionais estabelecidas nas capacitações, oferecemos também materiais didáticos aos professores e alunos, que desenvolvem a nossa visão educacional. Entendemos que o material didático que uma escola adota não é, por si só, a didática da escola.

Para os Sistemas de Ensino Mackenzie, essa é uma questão de suma importância, porque somos sistemas na visão educacional, e no alinhamento de práticas pedagógicas. Um capítulo é uma experiência de aprendizado, na forma de leitura e estudo de um conteúdo trabalhado em sala de aula, mediante planejamento do professor, alinhado com a coordenação e direção da escola. A escola pode, dessa forma, em seu planejamento, escolher a ordem de leitura dos capítulos; escolher as páginas que serão trabalhadas em sala, e aquelas que irão como tarefa de casa; pode ainda selecionar os conteúdos e atividades que serão essenciais para o cumprimento da grade curricular da escola.

O material que produzimos, portanto, é livro didático e não apostila. Nosso lema é: da aula para o livro.

Entendemos que a educação das crianças é responsabilidade dos pais. A escola é parceira deles, porque trabalha com o desenvolvimento da criança ao longo dos anos escolares. A visão dos Sistemas de Ensino Mackenzie é de que a criança tem de ser desenvolvida integralmente. Ou seja, não basta que ela esteja preparada para os testes oficiais que terá de fazer em sua vida escolar, mas que saiba tomar decisões íntegras em situações de conflito, que tenha propósito direcionando suas ações, entre outros vários aspectos com os quais nos defrontamos ao longo da vida.

Com essa nossa visão de parceria entre a escola e a família, e considerando essencial que tenham a mesma visão sobre o que é o melhor para a criança, também disponibilizamos, no portal, artigos de seu interesse, que o ajudarão na prazerosa tarefa de educar seus filhos.