Quem Somos

Somos os Sistemas de Ensino do Instituto Presbiteriano Mackenzie. Sistematizamos o projeto educacional da Educação Básica, que é fundamentada na visão de mundo cristã, a partir da qual estabelecemos uma filosofia educacional, e um posicionamento pedagógico, que nos aproxima de um modelo pedagógico caracterizado por:

  • Visão integrada dos conhecimentos;
  •  Processo de ensino-aprendizagem interativo e significativo;
  •  Metodologias criativas que promovem momentos de aprendizagem individual e coletiva;
  • Tudo isso sempre acompanhado de avaliações.

Tendo por base esse projeto educacional cristão e esse modelo pedagógico, desenvolvemos um sistema de ensino utilizado pelos Colégios Presbiterianos Mackenzie e escolas parceiras.

Além disso, oferecemos cursos com temas que auxiliam as escolas a produzirem sua proposta pedagógica, a proporem seu modelo pedagógico, bem como que auxiliam essa produção (Diretrizes educacionais dos Sistemas de Ensino Mackenzie, Sistemas de Ensino Mackenzie na Prática, Matrizes de referenciais curriculares dos Sistemas de Ensino Mackenzie etc.).

Em nossos materiais didáticos, trabalhamos alfabetização por meio do método fônico, proporcionando um desenvolvimento consciente da competência de leitura, escrita e introdução da criança à cultura letrada. Tendo em mente a importância desse método para o trabalho com nossos materiais, oferecemos curso de capacitação pedagógica de alfabetização fônica.

Os Sistemas de Ensino

Em 2004, uma equipe de pastores e educadores encarou o desafio de reafirmar a visão pedagógica dos Colégios Mackenzie à luz da confessionalidade do Instituto.

O Sistema Mackenzie de Ensino (SME) nasceu do desejo do Conselho Deliberativo, expresso no Planejamento Estratégico de 2004, de expandir a Marca e Filosofia Mackenzie, e produzir e implantar o Sistema Mackenzie de Ensino.

De janeiro a junho daquele ano houve a preparação das instalações físicas para abrigar o projeto, a equipe de informática, a contratação de uma consultora externa. Em agosto, se deu o início efetivo das reuniões de trabalho, com 16 professoras. Ainda naquele ano, o primeiro Projeto Pedagógico do SME foi apresentado pela então Diretoria Educacional (no dia 28 de setembro de 2004).

Na sequência, tem início a produção de livros didáticos para a Educação Infantil e uma parceria é estabelecida com a ACSI (Associação Internacional de Escolas Cristãs) para estudo da possibilidade de produção de livros didáticos para os Ensinos Fundamental e Médio.

Em 2006, é apresentada uma nova versão do Projeto Pedagógico, com envolvimento direto das três diretoras dos Colégios.

Em 2007, se dá o início da utilização do material produzido para a Educação Infantil pelos três colégios Mackenzie e por mais quatro escolas cristãs convidadas para fazerem parte do Projeto Piloto. São elas: Academia Cristã de Boa Viagem (Recife), IPÊ (Goiânia), Colégio Presbiteriano Reverendo Felipe Manoel de Campos (Porto Feliz) e Colégio Presbiteriano de Tatuí (Tatuí). Essas escolas continuam como parceiras até o dia de hoje.

Em 2008,  os materiais da Educação Infantil foram revisados e foi lançado o piloto dos materiais didáticos dos três primeiros anos do Ensino Fundamental. O número de escolas parceiras do SME para a Educação Infantil saltou de sete para trinta; quatorze das quais também adotaram, em caráter experimental, os materiais do 1º ano (destas, seis utilizaram os livros do 2º e do 3º ano do Ensino Fundamental).

O planejamento de trabalho para 2009 incluiu a revisão dos materiais dos três primeiros anos do Ensino Fundamental, início da redação dos livros de Inglês e Artes do 1º ano e dos livros do 4º e 5º ano. Neste período, vinte e duas novas escolas aderiram ao SME, perfazendo, um total de 52 instituições.

O número de alunos, que em 2007 perfazia 907, saltou para 2455 em 2008 (crescimento de 170,67%), e para 4303 em 2009 (crescimento de 75,27%).

Deu-se o início das capacitações para professores das escolas parceiras, cujo número pelo Brasil aumentava consideravelmente.

Em 2010, foi concluído todo o material do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e é iniciada a elaboração do material de 6º a 9º ano, projeto que finaliza em 2014.

Em 2015, tem início o Mackenzie Educacional (ME), ofertando os materiais do Sistema Mackenzie de Ensino para escolas não confessionais, inicialmente para dez escolas.

De 2013 a 2018 são elaborados no SME o projeto de produção dos livros didáticos do Ensino Médio, com um projeto gráfico inovador, contemporâneo, atraente que explora a linguagem infográfica e o uso de diagramas.

Em 2016, os Sistemas de Ensino Mackenzie (SEMACK) começam a trabalhar com plataforma educacional, com parcerias.

Em 2017, os SEMACK estavam com mais de 250 escolas, e crescendo. O Instituto Presbiteriano Mackenzie transformou os SEMACK em uma unidade de negócios, unificando assim todos os setores do Instituto envolvidos nas etapas da produção do material, editoração, divulgação do projeto, comercialização, capacitação das escolas, plataforma educacional e distribuição e planejamento dos recursos didáticos produzidos pela unidade.

Em 2018, os SMEACK passam a gerir sua própria plataforma educacional.

Com o compromisso de melhoria contínuas, em 2020, os Sistemas de Ensino Mackenzie começam a lançar uma nova edição, inicialmente para a Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental.

Essa é nossa história que continua a ser contada.

Estamos felizes por podermos participar da vida de tantas escolas parceiras e, mais que isso, estamos felizes por podermos sonhar e ver se tornar cada vez mais real no país a educação escolar cristã feita com excelência.

O Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM)

Fundado em 1870, por iniciativa de um movimento americano de missões protestantes ao Brasil, o Instituto Presbiteriano Mackenzie tem, desde seus primórdios, buscado conciliar práticas educacionais que habilitem os alunos a progredirem em seus potenciais, desenvolvendo conhecimentos que lhe possibilitem um desempenho profissional, com a defesa da importância de eles preservarem seus valores e crenças, frente a uma sociedade em constante mudança.

Visão do IPM

Ser reconhecida pela sociedade como instituição confessional presbiteriana e filantrópica, que se dedica às ciências divinas e humanas, comprometida com a responsabilidade socioambiental, em busca contínua da excelência acadêmica e de gestão.

Missão do IPM

Educar o ser humano, criado à imagem de Deus, para o exercício pleno da cidadania, em ambiente de fé cristã reformada.

Valores e Princípios do IPM

•Na conduta pessoal: dignidade, caráter, integridade e espírito mackenzista;

•No exercício da atividade profissional: ética, competência, criatividade, disciplina, dedicação e disposição para o trabalho voluntário;

•No relacionamento interpessoal: lealdade, respeito mútuo, compreensão, honestidade e humildade;

•No processo de decisão: busca de consenso, de justiça, de verdade, de igualdade de oportunidades para todos;

•No relacionamento entre órgãos colegiados, unidades e departamentos: cooperação, espírito de equipe, profissionalismo e comunicação adequada;

•No relacionamento com outras instituições: responsabilidade, independência e transparência;

•Na sociedade: participação e prestação de serviços à comunidade;

•E, em todas as circunstâncias, agir com amor que é o vínculo da perfeição.