Tecnologia Usada no Combate às Fake News: Brasileiros desenvolvem tecnologia que identifica notícias falsas com alta precisão

13.10.202214h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Tecnologia Usada no Combate às Fake News: Brasileiros desenvolvem tecnologia que identifica notícias falsas com alta precisão

 

Tecnologia Usada no Combate às Fake News: Brasileiros desenvolvem tecnologia que identifica notícias falsas com alta precisão

 

Bruna Santos Lago

 

Pesquisadores brasileiros da USP e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desenvolveram um sistema que combina modelos estatísticos e técnicas de aprendizado de máquina para definir a probabilidade de uma notícia ser ou não falsa. Segundo os pesquisadores, a ferramenta apresentou resultado muito animador, cerca de 96% de precisão.

A máquina, que é ensinada através da análise comparativa entre milhares de notícias verdadeiras e falsas, é capaz de distinguir padrões de linguagem, características de escrita, vocabulário, semântica e palavras ou classes gramaticais mais usadas para informar ao usuário qual a probabilidade de uma notícia ser ou não ser verdadeira.

Nas palavras do coordenador do projeto, Francisco Louzada Neto “As fake news apresentam padrões na redação do texto, uso e frequência de palavras que podem ser identificáveis pelo classificador”.

Já o professor Thiago Pardo, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, em fala concedida à página do ICMC/USP na internet, explica que:

“A gente sabe que, quando uma pessoa está mentindo, inconscientemente, isso afeta a produção do texto. Mudam as palavras que ela usa e as estruturas do texto. Além disso, a pessoa costuma ser mais assertiva e emotiva. Então, uma das formas de detectar textos enganosos é medir essas características”

A ferramenta está disponível no site www.fakenewsbr.com e para utilizá-la, basta inserir o texto completo da notícia e clicar no botão “verificar”. Após alguns segundos de esperar, a plataforma mostra a probabilidade de a notícia ser fake através de estatísticas. Também é possível utilizá-la no whatsaap, através do link https://otwoo.app/nilc-fakenews é possível iniciar uma “conversa” com o verificador e enviar o texto da notícia que deseja avaliar.

Entretanto, a novidade não agrada a todos. Os críticos afirmam que a ferramenta pode fazer um desserviço no combate às Fake News, pois, ao analisar notícias com base nos padrões identificados a ferramenta pode ser utilizada para fins contrários daqueles para os quais foi desenvolvida. O temor de alguns ocorre pois os criadores de Fake News poderiam avaliar o quanto a notícia fake criada parece verdadeira e até mesmo identificar de forma mais fácil os pontos falhos no texto para então corrigi-los, fazendo assim que as notícias falsas sejam aprimoradas.