Faculdade Mackenzie Rio forma primeira turma de MBA em Inovação e Gestão de Saúde com alunos do Exército Brasileiro

25.11.202510h52 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Faculdade Mackenzie Rio forma primeira turma de MBA em Inovação e Gestão de Saúde com alunos do Exército Brasileiro

A Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio realizou na última quarta-feira, dia 12 de novembro, a formatura da primeira turma de MBA em Inovação e Gestão de Saúde com alunos da Escola do Comando Maior do Exército (ECEME). Ao todo 15 oficiais, entre médicos, enfermeiros, odontologistas e farmacêuticos, concluíram o curso e quatro deles apresentaram seus trabalhos finais para o alto comando, que compareceu neste momento tão importante para as duas instituições e convidados.

O Coronel De Paula, Chefe de Divisão Administrativa do Hospital Central do Exército, apresentou o trabalho que falava sobre a “Otimização na aquisição de materiais médicos em hospitais militares”. Em seguida, o Major Médico, Marcelo Lima, mostrou sobre a importância da “Implantação de equipe de Agentes de Navegação em Saúde (ANS)”. Já a Major Enfermeira, Ana Emília, apresentou o tema "Transformando o cuidado ao paciente crônico”. E, por fim, a Major Médica, Monique Carvalho, falou sobre "A Incorporação de soldados femininos do efetivo variável no Exército Brasileiro: Impactos orçamentários no sistema de assistência médico-hospitalar aos militares do Exército junto à ECEME".

Todos os projetos apresentados já podem ser colocados em prática nas unidades de saúde do exército, o que mostra que o ensinamento dado no MBA foi muito além da teoria, sempre pensando na melhoria do atendimento ao paciente.

O comandante da Escola de Comando do Estado Maior do Exército, General Mario Eduardo Moura Sassone, falou sobre a importância do aprendizado que os alunos tiveram na Faculdade. “Esse curso não apenas capacitou os meus alunos na ECEME, mas capacitou também muitos profissionais que atuam nos hospitais militares aqui no Rio de Janeiro e Niterói. Então é um ganho muito grande para o nosso exército!”, enfatizou Sassone.

O diretor de Saúde do Exército, General Marco Aurélio Nunes Pereira, demonstrou o desejo de que todos os formandos coloquem em prática o aprendizado. “Não resta dúvida, que a partir de agora, nós utilizaremos todo o conhecimento adquirido aqui na Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio. Eu não tenho dúvida que o nosso serviço de saúde, a partir do dia 20 de novembro, contará com profissionais do mais alto nível”, falou Marco Aurélio.

Ao longo desses 9 meses, um total de 360 horas de aulas, os alunos realizaram visitas técnicas em unidades de saúde e conversaram com os melhores especialistas da área para obterem o conhecimento necessário para pensarem em melhorias e em novos projetos para serem aplicados no Exército.

O coordenador de Pós-graduação e Pesquisa da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio, Professor Dr. Anderson Dias Cezar, comentou sobre as adaptações que foram feitas para que esse curso fosse realizado. “Quando a gente fala em saúde, a gente lembra do cuidado com o ser humano. Cuidar do ser humano é algo que preconiza essa missão tão importante de trazer a saúde para o ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus. Enfrentamos grandes desafios, pois foi a primeira vez que fizemos um curso mesclado, com parte on-line e presencial, mas conseguimos garantir a excelência do ensino, pois o coordenador do MBA permitiu as devidas adaptações, criações e inovações na estrutura pedagógica”, destacou Dr. Anderson Cezar.

Durante a cerimônia, Coronel médico Milson Charles de Almeida Faria, falou sobre esse marco na vida de todos os formandos que representa na vida deles uma finalização de um ciclo intenso de aprendizado e dedicação. “Não se trata apenas do encerramento de um curso, mas de um ponto de transformação pessoal e coletiva. Aqui, integrando ciência, gestão e liderança militar, deixamos antigas formas de pensar e agregamos novas competências, sempre movidos pelo propósito de servir ao Brasil com excelência, visão e inovação. Cada aula e a cada diálogo trouxeram à tona ideias que desafiaram o status quo, impulsionando-nos a repensar práticas, integrar saberes diversos e buscar soluções inéditas para a saúde militar e saúde pública”, afirmou o Coronel Milson.

O coordenador do MBA, Prof. Wladmir Ventura, ressaltou a evolução dos alunos no uso de tecnologias leves e falou com muito carinho e orgulho da turma. "Eu acredito que essa turma seja um divisor de águas com o ensino do ECEME. Esses alunos conseguiram adotar o uso da inteligência artificial para os estudos e busca de resultados. As apresentações dos trabalhos de conclusão de todos os alunos são propostas que podem gerar bons resultados. Eu vejo alunos, hoje, muito preparados, e esperamos desta turma uma saúde do Exército Inovadora, uma saúde que consiga otimizar custos, além de atender melhor a família militar", concluiu Wladmir.

Ao final, os alunos receberam os certificados e saíram prontos para suas próximas missões dentro do Exército Brasileiro.