A Comissão de Ética no Uso de Animais da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná - CEUA/FEMPAR foi instituída em 16 de Fevereiro de 2012, ficando suas atribuições e competências definidas conforme o disposto da Lei Sérgio Arouca n.º 11.794 de 08 de Outubro de 2008, em resoluções normativas do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA) e pelo Regimento Interno da Comissão.

É integrada por representantes do Corpo Docente da FEMPAR, Biólogo, Médico Veterinário e Representante de Organização Protetora dos Animais, legalmente estabelecida no País.

Destina-se a fazer revisão Ética de toda e qualquer proposta de atividade científica e/ou educacional que envolva a utilização de animais vivos não-humanos, sob a responsabilidade da Mantenedora, seguindo e promovendo as diretrizes normativas nacionais e internacionais para pesquisa e ensino que envolva animais.
Antes de qualquer atividade envolvendo um animal, o pesquisador ou docente deverá encaminhar a sua proposta à CEUA e só poderá iniciar a pesquisa ou atividade de ensino após a avaliação da Comissão, apresentada através de documento com um parecer favorável.

Entende-se por utilização: coleta de dados, estudo piloto, manipulação, captura, criação, experimentação (invasiva ou não-invasiva), realização de exames ou procedimentos cirúrgicos, ou qualquer outro tipo de intervenção que possa causar estresse, dor, sofrimento, mutilação e/ou morte ficando a utilização de animais não-vivos obedecendo a legislação Brasileira e regulamentos internos em vigor.
 
CEUA/FEMPAR - Comissão de Ética no Uso de Animais da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná
Rua Padre Anchieta, nº 2770 - 3º andar Bairro: Bigorrilho - Curitiba/PR - CEP: 80.730-000
Fone: (41) 3240-5621
E-mail: ceua@fempar.edu.br

 

Atendimento CEUA
Segunda a sexta das 08:00 as 12:00 e das 13:00 as 17:00

Coordenador da CEUA
Dr. Luiz Fernando Kubrusly
lattes.cnpq.br/5220953109539315