Professor egípcio ministra palestra sobre Direito Comparado no Mackenzie

Especialista em Direito Islâmico e Sharia Law, apresentou reflexões sobre liberdade de expressão nos sistemas jurídicos muçulmano e norte-americano

26.09.202515h24 Bruno Carvalho

Compartilhe nas Redes Sociais

Professor egípcio ministra palestra sobre Direito Comparado no Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) recebeu a visita do professor Mohamed A. ‘Arafa, docente da Universidade de Alexandria (Egito) e da Indiana University (Estados Unidos). O professor palestrou para os alunos da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Direito Político e Econômico (PPGDPE).

Com um currículo que inclui doutorado em Direito (SJD) pela Indiana University e Mestrado (LLM) pela University of Connecticut, o professor ‘Arafa é um profundo conhecedor das questões relacionadas ao mundo árabe e ao Oriente Médio. Sua vasta experiência internacional se reflete em conferências e cursos ministrados como visitante acadêmico em diversos países europeus (como Holanda, França e Itália) e no Brasil.

A ocasião proporcionou aos estudantes um aprofundamento nos aspectos jurídicos do Oriente Médio e dos Estados Unidos, destacando o papel do Direito Comparado. Essa abordagem é fundamental para descrever, analisar e avaliar como diferentes países tratam temas específicos, sejam eles de forma distinta ou semelhante.

‘Arafa focou sua apresentação na liberdade de expressão sob o sistema jurídico muçulmano. Em especial, ele tratou da Lei Islâmica (Sharia Law), que compreende um conjunto de normas jurídicas, religiosas, morais e culturais derivadas do Islã. O trabalho acadêmico do professor também abrange temas relevantes como Islamofobia, Primavera Árabe e Direitos Humanos na Lei Islâmica, incluindo os direitos de minorias. O evento reforçou a importância do intercâmbio de conhecimento e da visão global para a formação dos futuros profissionais do Direito.