Durante o Encontro de Comunicação 2025, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) formalizaram um Convênio de Cooperação Acadêmico-Científico e Cultural, unindo esforços em prol da promoção da comunicação como força ética, intercultural e transformadora.
O acordo estabelece a realização de projetos conjuntos de pesquisa, formação e inovação, além de programas de intercâmbio, extensão e apoio mútuo à produção e difusão do conhecimento. A parceria também prevê a criação de Termos Aditivos para o desenvolvimento de projetos específicos nas áreas de Comunicação e Interculturalidade.
Na cerimônia de assinatura, o reitor da UPM, Marco Tullio Vasconcelos, destacou a relevância da parceria. “Simboliza mais do que um ato administrativo, é um ato de convergência de propósitos e compromisso com a transformação social”.
O diretor-presidente da Aberje, Paulo Nassar, ressaltou o histórico de contribuição das duas instituições e sua capacidade de responder aos avanços culturais e tecnológicos que impactam a comunicação organizacional. O convênio com a Aberje tem como principal objetivo estabelecer cooperação institucional para o desenvolvimento de ações conjuntas de pesquisa, desenvolvimento e inovação, além de atividades formativas e culturais.
O coordenador do Mestrado em Comunicação Intercultural nas Organizações (MPCom) da UPM, João Batista Cardoso, destacou algumas das metas da cooperação: desenvolver projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em Comunicação e Interculturalidade; promover cursos e treinamentos vinculados ao MPCom; realizar visitas técnicas e programas de estágio; e estimular outras ações de cooperação acadêmico-científica e cultural.
O acordo fortalece o eixo de pesquisa aplicada e cria condições institucionais seguras para o desenvolvimento de projetos entre academia e mercado, com definição de propriedade intelectual e respeito à ética científica. Para os estudantes e profissionais da área, a parceria representa novas oportunidades de formação e vivência prática, com programas de capacitação, intercâmbio de conhecimento e aproximação com o mercado real.
Além das ações que deverão ser realizadas com o MPCom, o documento prevê uma série de oportunidades institucionais e acadêmicas. “Irá ampliar projetos interdepartamentais entre Comunicação e Letras, integrando competências em linguagem, cultura e mediação comunicacional; promoverá eventos e programas de extensão e o acesso às redes profissionais e institucionais da Aberje”, explicou Batista.
Com reuniões já agendadas para definir os planos de trabalho, as expectativas para os próximos anos incluem a consolidação de um ecossistema de cooperação contínua entre universidade e mercado; a expansão das redes de pesquisa e intercâmbio com foco em ética, cultura e inovação comunicacional; o desenvolvimento de produtos acadêmicos e tecnológicos conjuntos; e a projeção nacional e internacional das iniciativas resultantes do convênio.






